O que é o novo nascimento? Como posso nascer de novo?

Foto de um recem nascido nas mãos do médico. O que é o novo nascimento? Como posso nascer de novo?

Por Markus DaSilva, Th.D.

O que é o novo nascimento?

A expressão “novo nascimento” ou “nascer de novo” foi usada pela primeira vez por Jesus no seu encontro com Nicodemos, um líder espiritual dos Judeus. Nicodemos se interessou muito por Jesus porque não conseguia entender como era possível Jesus ser um falso messias, como os seus companheiros da corte judaica (Sinédrio) insistiam, e ao mesmo tempo fazer todos os milagres que ele ouvia e via com os seus próprios olhos. Alguma coisa não batia, pensava ele. Com medo dos seus colegas juízes, ele foi à noite pedir do próprio Jesus uma explicação sobre quem ele realmente era. Sendo Nicodemos uma pessoa muito estudada, ele provavelmente esperava ouvir de Jesus um estudo teológico complicado, mas logo de cara Jesus simplesmente lhe disse: “você não vai para o céu se não nascer de novo” (João 3:3). Essa resposta certamente o pegou de surpresa, e ele se fazendo de bobo perguntou como seria possível um adulto voltar à barriga da sua mãe e ter um novo nascimento. Jesus muito pacientemente explicou que esse nascimento que leva à salvação é espiritual, e que é efetuado pelo Espírito Santo quando a pessoa aceita as palavras de Jesus e decide segui-lo. Nicodemos ficou calado e simplesmente escutou (João 3:4-6).

Jesus continuou, explicando que os escritos do velho testamento que falavam de como a salvação seria possível quando viesse o Messias estavam se cumprindo naqueles dias com a sua saída do céu e chegada a este mundo. Em outras palavras, para não causar confusão entre o povo, porque o momento ainda não era o certo, indiretamente Jesus estava dizendo a Nicodemos: “Eu sou o Messias! E se você não aceitar as minhas palavras e não me obedecer não irá para o céu quando morrer!” (João 6:38-39; João 14:23).

Como posso nascer de novo?

O nascimento físico é universal, ou seja, todo o ser humano tem que passar por ele para que exista, óbvio. Já o novo nascimento, ou o nascimento espiritual, é uma experiência individual e nem todos passam por ele; na realidade poucas são as pessoas que experimentam esse novo nascimento. O motivo que a maioria das pessoas não querem nascer de novo é porque amam demasiadamente o primeiro nascimento, que é o nascimento da carne, ou o nascimento físico. Em outras palavras, elas não querem mudar; dentro do seu coração a pessoa reconhece que se nascer de novo terá que abandonar muitas coisas que gosta; terá que se tornar uma nova pessoa; uma pessoa voltada somente para as coisas de Deus (2 Coríntios 5:17; 1 João 3:9).

Aqui então nos deparamos com um sério problema pessoal; de fato esse é o problema mais sério que todo o ser humano tem que resolver. O indivíduo sabe que ele não é feliz aqui nesta vida, pois ninguém é realmente feliz no primeiro nascimento (Eclesiastes 6:12). Ele também sabe que um dia, qualquer dia, morrerá e terá que abandonar esta vida, gostando ou não. O que a pessoa amaria, certamente, é ter o dois, ou seja, continuar curtindo a vida atual, fazendo as coisas que ele gosta, e quando morrer ir para o céu e finalmente ser completamente feliz. Mas Jesus foi bem claro que essa possibilidade não existe (Marcos 8:36). Nascer de novo significa nascer para o céu e morrer para a vida presente. Então o dilema de todo o ser humano é decidir se prefere curtir os anos (ou dias) que lhe resta aqui nesta vida, ou se acha mais vantajoso aceitar a oferta de Jesus e passar a eternidade com ele quando morrer (Mateus 10:39; Deuteronômio 30:19).

Na sequência deste estudo explicaremos com detalhes qual é essa oferta de salvação que jesus está nos fazendo.

Como Posso Ser Salvo?

Você quer ser salvo agora mesmo? Você pode! Qualquer um pode ser salvo, conhecendo muito ou pouco da Bíblia. A única exigência é o querer de verdade. Querer de verdade significa reconhecer que você é um pecador e que precisa abandonar os pecados (arrependimento). Reconhecer que somente Deus pode mudar a sua vida. Também tem que aceitar que a forma que Deus providenciou para lhe salvar foi enviando o Messias, o seu filho Jesus para pagar na cruz pelos pecados que você cometeu. Esse “querer de verdade” que expliquei é o que a Bíblia chama de “crer”. Quem crer será salvo (Marcos 16:16).

Se você crê, simplesmente faça esta oração e será salvo agora mesmo:

ORAÇÃO

Deus, eu creio. Eu creio que só o Senhor e Jesus Cristo pode me salvar. Reconheço neste instante que sou um pecador, mas eu mesmo não gosto dessa pessoa que sou eu. Não quero continuar vivendo dessa forma. Preciso nascer de novo; viver uma nova vida; experimentar a verdadeira felicidade que só o Senhor pode me dar. Deus, eu sei que assim como todos, um dia vou morrer. Quando esse dia chegar eu quero ir para o céu e passar a eternidade com o Senhor e com Jesus. Neste momento, eu aceito a Jesus como o meu salvador pessoal. Aceito a morte dele na cruz como pagamento por todos os meus pecados. Amém.

 


Clique para ler o próximo estudo desta série: COMO POSSO ME SALVAR? O QUE DEVO FAZER PARA ME SALVAR?

Clique para ler o estudo anterior desta série: O QUE É SALVAÇÃO? O QUE QUER DIZER ESTAR SALVO?


PASSAGENS BÍBLICAS

João 3:3Respondeu-lhe Jesus:  Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

João 3:4-6Perguntou-lhe Nicodemos:  Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.

João 6:38-39 — Porque eu  desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. E a vontade do Pai, que me enviou, é esta: Que eu não perca nenhum de todos aqueles que ele me deu, e que também eu o ressuscite no último dia.

João 14:23 — Jesus respondeu  e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.

2 Coríntios 5:17 — Assim que,  se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

1 João 3:9 — Aquele que  é nascido de Deus não vive pecando; porque a semente de Deus permanece nele; e não pode continuar no pecado, porque é nascido de Deus.

Eclesiastes 6:12 — Porque, quem  sabe o que é bom nesta vida para o homem, durante os poucos dias da sua vida inútil, dias estes que passam como sombra? Pois quem contará para o homem as coisas que ocorrem debaixo do sol quando ele se for?

Mateus 10:39 — Quem achar  a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á.

Marcos 8:36 — Pois que  aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?

Deuteronômio 30:19 — O céu  e a terra chamo hoje como testemunhas contra ti, que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência.

Marcos 16:16 — Quem crer  e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.


© Copyright 2012-2022 US Library of Congress by Markus DaSilva All rights reserved worldwide.

ATENÇÃO: Gostaria de receber os nossos estudos teológicos avançados semanalmente sem qualquer custo? Registre neste link: REGISTRAR

Homem presidiário do pecado sexual segurando uma grade