O que é salvação? O que quer dizer estar salvo?

Uma pessoa afogando em um lado e pedindo para ser salvo. O que é salvação? O que quer dizer estar salvo?

Por Markus DaSilva, Th.D.

O que é salvação?

No mundo físico, salvação é aquilo que a pessoa procura quando está para perder algo. Geralmente algo importante. Alguém, por exemplo, poderia dizer: “Meu amigo, você foi a minha salvação! Se não tivesse me emprestado o dinheiro perderia a minha moto”. O amigo que emprestou o dinheiro foi o salvador daquele que devia pois ele evitou que o devedor perdesse o seu meio de transporte. Vemos aí então uma conexão entre as palavras: perder, salvador e salvação.

No mundo espiritual, temos algo semelhante quando a palavra salvação é usada. Todo o ser humano, sem exceção, sabe que um dia perderá aquilo que tem de mais precioso, que é a sua vida. Se existe algo neste mundo que é totalmente certo e neutro, afetando a todos: morenos e loiros, cultos e iletrados, pobres e ricos, este algo é a morte. Ninguém escapa.

Quando a bíblia fala de morte no contexto de salvação, no entanto, ela não se refere a esta morte temporária que todos passam, mas sim à morte eterna. Todos morrerão e perderão a vida eterna a menos que também consigam um salvador, como no exemplo usado acima.

É aí que entra Jesus. Provavelmente o versículo mais conhecido na bíblia é João 3:16 que diz: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Vemos então que foi decidido no céu que Jesus desceria até a nós para ser a nossa salvação, ou seja, para que não morramos eternamente e percamos a vida eterna. É por isso que Jesus é também conhecido como o nosso Salvador.

O exemplo do amigo que emprestou o dinheiro é um bom exemplo, mas existe uma grande diferença entre ele e Jesus que é o custo da salvação. O rapaz utilizou algo que tinha – o dinheiro – para ser um salvador, mas no caso de Jesus Cristo o custo foi o seu próprio sangue, a sua própria vida. Isso ocorreu porque o custo para salvar uma alma da morte eterna é uma vida. A bíblia diz: “A alma que pecar, essa morrerá” (Ezequiel 18:4; Romanos 5:12). Já que todos nós somos pecadores, todos nós teremos que pagar com a nossa vida pelos nossos pecados, a menos que alguém decida morrer no nosso lugar, esse alguém seria Jesus (Romanos 6:23).

O que quer dizer estar salvo?

Note que João 3:16 diz: “para que todo aquele que nele crê”. Esse pagamento que Jesus fez pelos pecadores não é automático, se fosse todo o mundo estaria salvo. O pagamento da dívida com Deus só será aplicado para a pessoa que crer, ou seja para aquele que entende o que Jesus fez por ele e pede a Jesus para efetuar o pagamento (Romanos 10:9).

O processo do pagamento da dívida envolve uma troca. Nós somos salvos da morte eterna mas em troca teremos que deixar de viver para nós mesmos aqui na terra e teremos que viver para Jesus. Isso se chama de “novo nascimento” e é o assunto do próximo texto deste estudo sobre o que é a salvação.

Você gostaria de ser salvo por Jesus? Mesmo sem ler sequer uma palavra a mais você já pode ser. Isso porque Deus é muito bom, e ele sabe a situação em que cada um se encontra. Ele conhece o seu passado, o seu presente, e certamente o seu futuro. Se o seu desejo de ser salvo, de ser transformado pelo Espírito Santo e ir para o céu, é genuíno, faça esta oração agora mesmo e deixe que o Senhor lhe guiará quanto ao que fazer a seguir.

ORAÇÃO
Deus, eu posso não saber tudo sobre o Senhor ou sobre Jesus, mas eu sei o suficiente para entender que preciso de ti urgentemente. Reconheço que sou um pecador e preciso ser transformado por ti. Quero ser salvo pelo teu filho, Jesus. Quero ser transformado e mudar a minha vida por completo. Não entendo como tudo isso é possível, mas sei que o Senhor tudo pode. Peço que agora mesmo, neste exato momento, o Senhor entre no meu coração e me passe a considerar um dos seus filhos. Peço isso em nome de Jesus. Amém.

 


Clique para ler o próximo estudo desta série: O QUE É O NOVO NASCIMENTO? COMO POSSO NASCER DE NOVO?


PASSAGENS BÍBLICAS

João 3:16 — Porque Deus  amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Ezequiel 18:4 — Eis que  todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá.

Romanos 5:12 — Portanto, assim  como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram.

Romanos 6:23 — Porque o  salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna mediante Cristo Jesus nosso Senhor.

Romanos 10:9 — Se, com  a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo.


© Copyright 2012-2022 US Library of Congress by Markus DaSilva All rights reserved worldwide.

ATENÇÃO: Gostaria de receber os nossos estudos teológicos avançados semanalmente sem qualquer custo? Registre neste link: REGISTRAR

Homem presidiário do pecado sexual segurando uma grade