Pergunta: A Bíblia Diz que Graça é Favor Imerecido?

Foto de uma mulher com um olhar curioso. Pergunta: A Bíblia Diz que Graça é Favor Imerecido?

Assista este estudo no YouTube Logotipo para assistir vídeo no YouTube

Pergunta: A Bíblia Diz que Graça é Favor Imerecido?

Resposta:

Não, em nenhum lugar na Bíblia encontramos a expressão: “favor imerecido”. Esta definição para a palavra “graça” foi inventada por alguém, provavelmente séculos depois de Cristo, e simplesmente passou a fazer parte do linguajar do cristianismo. Ninguém sabe quem ou quando “favor imerecido” foi usado pela primeira vez para definir a palavra “graça”, mas é garantido que quem inventou este significado foi inspirado por algo que o apóstolo Paulo escreveu em uma das suas cartas às primeiras igrejas.

A palavra graça nas línguas originais é [Heb. חן (ren)] no hebráico e [Gr. χάρις (rráris) s.f. agrado, graça, favor, valor, mérito] da raiz [Gr. χαίρω (rriéro) v. estar contente], no grego. A propósito, rráris é a pronúncia da palavra no grego moderno. Quando lemos as dezenas de passagens bíblicas no seu original, vemos claramente que “graça” não significa “favor imerecido” e em alguns casos possui um significado oposto.

Isto pode ser novidade para alguns, mas a realidade é que Jesus nunca usou a palavra “graça” com a definição de “favor imerecido”. As únicas três vezes que o Senhor usou especificamente a palavra grega traduzida como “graça” [Gr. χάρις (rráris)], da raiz [Gr. χαίρω (rriéro) v. estar contente], foram significando o oposto do que é popularmente defendido dos púlpitos: “Se amardes [Gr. αγαπάω (agapáo) v. amar] os que vos amam, que mérito [Gr. χάρις (rráris) s.f. agrado, graça, favor, valor, mérito] há nisso? Até os pecadores [Gr. αμαρτωλός (amartôlos) adv. pecador, mundano] amam os que os amam. E se fizerdes bem [Gr. αγαθοποιέω (agathopoió) v. fazer o bem, ser bondoso] aos que vos fazem bem, que mérito [Gr. χάρις (rráris)] há nisso? Também os pecadores [Gr. αμαρτωλός (amartôlos)] fazem o mesmo. E se emprestardes àqueles de quem esperais receber, que mérito [Gr. χάρις (rráris)] há nisso? Também os pecadores [Gr. αμαρτωλός (amartôlos)] emprestam aos pecadores, para receberem outro tanto” (Luc 6:32-34). Podemos ver claramente que o que Jesus nos disse nesta passagem foi o contrário daquilo que tantos líderes ensinam ser o significado da palavra “graça”. No caso do verso acima, por exemplo, Jesus foi bem claro que existe mérito perante Deus quando cumprimos o seu mandamento de amar os nossos inimigos (Mat 5:44; Luc 6:27-28). Segundo os próprios lábios de Jesus, os “amartolós” (pecadores, mundanos, rebeldes, malvados) não possuem mérito com Deus porque apenas amam os seus amigos.

Não, nem Deus Pai, nem Jesus, nos ensinou nas Escrituras que graça significa “favor imerecido”. Esta definição vem de homens inspirados por Satanás, para assim fazer com que as pessoas desenvolvam a falsa esperança de que mesmo vivendo em desobediência aos mandamento de Deus, serão bem-vindos aos céus quando muito em breve morrerem. Nenhum ser humano, adulto e mentalmente capaz, passará pela porta estreita se recusar a obedecer à lei de Deus: “Muitos me dirão naquele dia: Senhor [Gr. κύριος (kírios) s.m. Senhor, proprietário, patrão, mestre, dono], Senhor, não profetizamos [Gr. προφητεύω (profitévo) v. profetizar] nós em teu nome [Gr. όνομα (ónoma) s.n. nome]? E em teu nome não expulsamos demônios [Gr. δαιμόνιον (demônion) s.n. demônios, ministros do mau]? E em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi claramente [Gr. ομολογέω (amologéo) v. declarar, confessar, reconhecer]: Nunca vos conheci [Gr. γινώσκω (guinósko) v. conhecer, saber; fig. ter relação sexual]; apartai-vos [Gr. αποχωρέω (aporroréo) v. partir, sair, ir embora] de mim, vós que praticais a desobediência à lei [Gr. εργαζόμενοι την ανομίαν (ergazómene tin anomían) Lit. aqueles atuando sem lei]” (Mat 7:22-23. Ver também 1Jo 2:19).

Segundo as Escrituras, o que a graça realmente significa é uma bênção recebida por alguém porque agradou a um outro alguém. No sentido da salvação do ser humano, a graça é então a aplicação do sangue de Cristo a todo aquele que agrada ao Pai: “E a vontade do que me enviou é esta: Que eu não perca nenhum de todos aqueles que me deu, mas que eu o ressuscite no último dia” (João 6:39).

Quer saber mais sobre a palavra “graça”? Leia o nosso estudo mais detalhado nesta página.

Muito obrigado por ouvir. Se Deus quiser, nos veremos no céu.