O Fardo Pesado: Desânimo, Insegurança e Cansaço

Casal andando com um cachorro na praia de manha com texto sobre o artigo: Estudo Bíblico O Fardo Pesado (Desânimo, Insegurança e Cansaço). Markus DaSilva

Ícone de Baixar Áudio Baixar Áudio | Ícone de Baixar PDF Baixar PDF

Por Markus DaSilva, Th.D.

Uma das verdades mais confortadoras que ouvimos de Jesus foi um convite: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos darei descanso” (Mat 11:28). A condição para recebermos este descanso que tanto precisamos é simplesmente abandonar o nosso fardo pesado e aceitar o seu fardo leve (Mat 11:30).

“Há poucas horas, recebemos um telefonema nos comunicando da morte de um irmão muito querido na igreja. Ele se foi. A condição que se encontrava quando deu o seu último suspiro será aquela na qual enfrentará o Grande Juiz.”

O Fardo Pesado dos Legalistas Hipócritas

O fardo mencionado por Jesus é a consequência de vivermos em um mundo dominado pelo pecado: “Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis aflições; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (João 16:33). Adão e Eva não tinham aflições de qualquer natureza; eles não tinham nenhum fardo a carregar, até que pecaram. Entre os Judeus, nos dias dos apóstolos, o fardo pesado era o resultado do sistema legalístico criado pelos religiosos hipócritas: “Portanto, tudo o que vos disserem [que estiver de acordo com as Escrituras], isso fazei e observai; mas não façais conforme as suas obras; porque dizem e não praticam. Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar [suas tradições], e os põem aos ombros dos homens; mas eles mesmos nem com o dedo querem movê-los” (Mat 23:3-4).

Milhões de estudos teológicos enviados totalmente sem custo. Se inscreva neste link: Página de Inscrição.

O Fardo Pesado dos Liberais Amantes dos Prazeres do Mundo

Hoje em dia, a hipocrisia ainda existe, mas o legalismo foi em grande parte substituído pelo liberalismo. A mensagem presente é que o Senhor não mais se importa com o pecado: “Venha como está e continue como veio!” Preocupados em não perder membros para outras igrejas, muitos líderes simplesmente sacrificaram os claros ensinamentos de Deus quanto ao abandono do pecado e ao morrer para o mundo presente (Mar 8:35; Rom 12:2; Col 3:1-2; 1Jo 2:15; Tiago 4:4). Nem legalismo ou liberalismo salva, pois ambos oferecem um evangelho falso. Enquanto o primeiro se concentra em regulamentos e obrigações, ignorando a graça; o segundo enaltece os prazeres e as emoções, abusando da graça. Ambos focam no homem e não em Cristo; ambos resultam em um fardo insuportável. [Acesse Estudo Sobre a Graça]

Qual é o verdadeiro evangelho? Arrependimento, entrega, amor e obediência aos mandamentos de Cristo. Tudo para Ele, nada para nós. Enquanto não aceitarmos este evangelho seremos escravos de uma religião falsa e carregaremos o nosso próprio fardo, o fardo do desânimo, insegurança e cansaço (Gal 5:1). [Acesse Estudo Sobre os Mandamentos de Jesus]

Quer que oremos por você? Visite a Página de Oração.

O Fardo Leve de Cristo

O fardo leve de Cristo se recebe quando verdadeiramente abandonamos toda a nossa vida passada, tudo aquilo que valorizávamos e o seguimos, assim como os apóstolos os fizeram: “Então Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Eis que nós deixamos tudo, e te seguimos; que recompensa, pois, teremos nós? Ao que lhe disse Jesus: Em verdade vos digo a vós que me seguistes, que na regeneração, quando o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, sentar-vos-eis também vós sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel. E todo o que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou filhos, ou terras, por amor do meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna” (Mat 19:27-29). É importante observar que quando Pedro disse a Cristo que obedecia ao seu mandamento de abandonar tudo o que tinha de uma forma literal (Luc 14:27-33), Jesus não o corrigiu. O Senhor não lhe disse que o mandamento era simbólico, ou que um abandono parcial seria o suficiente, ou mesmo que tudo o que ele precisava fazer era ter uma vida balanceada e sem extremismo, como muitos líderes carnais ensinam nesses últimos dias. Não, Jesus aceitou as palavras de Pedro como corretas e o respondeu à altura. Quando verdadeiramente seguimos a Jesus abandonaremos no caminho tudo aquilo que já não faz parte do novo homem (Efe 4:24). Isto não é complicado, mas precisa de fé, decisão e persistência. Se não nos aproxima de Jesus, deve ser abandonado. Simples e eficaz.

Aceitemos o Fardo Leve da Obediência Enquanto Há Tempo

Há poucas horas, recebemos um telefonema nos comunicando da morte de um irmão muito querido na igreja presbiteriana onde a minha esposa trabalha. Ele se foi. A condição em que se encontrava quando deu o seu último suspiro será aquela na qual enfrentará o Grande Juiz (Apo 20:11-12). Qual de vocês garante estar vivo amanhã? Queridos, não percam mais tempo. Se voltem para Jesus por completo hoje mesmo e aceitem o fardo leve que Ele lhes oferece para que recebam a segurança, a paz, e o refrigério que tanto procuram; e no final, a vida eterna: “Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele” (João 3:17). Espero te ver no céu.