Amar a Deus Sobre Todas as Coisas: Estudo Nº 1: O Maior dos Mandamentos: Mudanças Espirituais

Homen contemplando o por do sol com Estudo Bíblico - Amar a Deus Sobre Todas As Coisas - O Maior Dos Mandamentos (Parte 1)

Ícone de Baixar Áudio Baixar Áudio | Ícone de Baixar PDF Baixar PDF
Assista este estudo no YouTube Logo para assistir vídeo no YouTube

Estudo bíblico completo. O maior dos mandamentos: Amar a Deus sobre todas as coisas: Estudo Nº 1: Significado e explicação.

Por Markus DaSilva, Th.D.

A região onde moramos, aqui no Sul da Flórida, é famosa por ter uma concentração muito grande de judeus. Dependendo do bairro, aos sábados é comum ver as famílias conversando em frente das sinagogas. Quando oram, os mais ortodoxos amarram na testa e braço o teflin [פילין], que são caixinhas de couro em cujo interior estão passagens do velho testamento, incluindo a passagem conhecida como “o Shema”, que em parte se lê: “Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças” (Deut 6:5). Esse foi exatamente o versículo mencionado por Jesus quando o fariseu lhe perguntou qual era o maior dos mandamentos: [Gr. εν όλη τη καρδία σου και εν όλη τη ψυχή σου και εν όλη τη διανοία σου (en oli ti kardía su, ke en oli ti psirrí su, ke en oli ti diana su) Lit. com todo o coração de você, e com toda a alma de você, e com todo o entendimento de você]. O Senhor acrescentou que toda a Bíblia (leis e profetas) é sustentada por esse mandamento e por um segundo, de igual importância: amarás o teu próximo como a ti mesmo (Mat 22:39-40). É bom mencionar aqui que, contrário ao que tantos líderes ensinam, Jesus não disse que estes dois mandamentos substituem ou que são um resumo dos outros, mas sim que servem como suporte para os demais [Gr. κρεμάννυμι (kremánimi) v. pendurar, suspender]. Os cabos de suporte de uma ponte suspensa não substituem a ponte, mas é o que torna possível a sua construção. Todos os mandamentos de Deus estão associados ao amor a Deus e ao próximo. Quando vivemos em obediência a tudo aquilo que Deus nos instruiu nas Escrituras, é certo que estaremos demonstrando amor, tanto a Deus como ao nosso semelhante, da mesma forma que ao utilizarmos de uma ponte suspensa sabemos que são os cabos que a sustentam. Não existem pontes suspensas sem cabos assim como não existem mandamentos nas Escrituras que não façam referência ao Criador ou às suas criaturas.

“Não temos como simplesmente aumentar a nossa fé, diminuir a nossa ansiedade, ser mais humilde… etc. Todas essas coisas são efetuadas indiretamente.”

A Seriedade da Resposta de Jesus e o Pouco Caso das Nossas Igrejas

Essas palavras de Jesus estão entre as suas frases mais conhecidas. Talvez por serem tão conhecidas é que tantos irmãos nas igrejas desconsideram por completo a seriedade do que o Senhor nos ensinou nesse verso. Raramente se ouve dos púlpitos qualquer menção de que devemos amar a Deus sobre todas as coisas na vida, e quando mencionam o fazem de passagem, sem demonstrar a devida seriedade e urgência que o assunto exige. Nesse estudo, iremos explicar, para quem tem ouvidos para ouvir, como podemos viver uma vida de tal forma que Deus realmente seja aquilo que mais amamos e desejamos.

Milhões de estudos teológicos enviados totalmente sem custo. Se inscreva neste link: Página de Inscrição.

Jesus não deu como Resposta um dos Dez Mandamentos

Um ponto interessante é que Jesus não deu um dos dez mandamentos como resposta à pergunta do doutor da lei. Seria totalmente normal, por exemplo, se ele tivesse respondido o primeiro mandamento: “Não terás outros deuses diante de mim” (Exo 20:3). Afinal, sob o domínio de César e influência helenística, o povo judeu vivia rodeado de ídolos. Certamente a tentação era grande, especialmente para os jovens, de adorarem os deuses daqueles que eram superiores militarmente e culturalmente. Outro candidato seria o quarto mandamento: “Lembra-te do dia do sábado” (Exo 20:8). Afinal, por várias vezes o acusaram de violar o sétimo dia (Mat 12:2; João 5:18). Se Jesus tivesse respondido que o sábado é o maior dos mandamentos, teria agradado bastante os líderes religiosos. Ainda outro mandamento, poderia ser o sexto: “Não matarás” (Exo 20:13). Afinal, pensamentos de violência é comum quando se vive em território ocupado. Mas não, Jesus não deu como resposta nenhuma lei moral ou cerimonial específica, mas sim um mandamento que engloba todo o dever do homem para com o seu criador: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento” (Mat 22:37); mais conhecido como: “Amar a Deus sobre todas as coisas”. [Acessar estudo sobre o sábado: site | YouTube]

Como é Possível ao Homem Amar a Deus Acima de Tudo?

Tudo isso que escrevi é muito correto e bom, mas como é possível? Quero dizer, ainda que o homem realmente queira amar a Deus sobre todas as coisas, ainda que ele realmente queira colocar a Deus acima de tudo aquilo que ele gosta: acima de dinheiro, divertimentos, mãe, pai, esposa, filhos… acima até da sua própria vida (Luc 14:26). Como é possível para um ser humano, na vida real, amar a Deus neste nível? Por acaso existe um interruptor no coração do homem que ele possa ligar e a partir daí perder o interesse pelo mundo e começar a amar a Deus sobre todas as coisas que ele dá valor? Não, não existe!

Como Ocorrem as Mudanças Espirituais na Nossa Vida

A forma pela qual colocamos em prática mudanças espirituais é diferente das físicas. Mudanças físicas são efetuadas diretamente, isso porque somos primariamente seres físicos. Por exemplo, se estou muito gordo, basta comer menos, bem simples. Já mudanças espirituais não temos como efetuar de uma forma direta. Não temos como simplesmente aumentar a nossa fé, diminuir a nossa ansiedade, ser mais humilde, etc. Todas essas coisas são efetuadas indiretamente, mas também através do físico. Por exemplo, ninguém terá mais intimidade com Deus se recusar a ler a Palavra e a orar continuamente (Jer 33:3). O benefício (intimidade) é espiritual, mas o processo (leitura e oração) é físico. Da mesma forma, existe um processo físico que torna possível ao cristão genuíno amar a Deus sobre todas as coisas.

Quer que oremos por você? Visite a Página de Oração.

Deus Nunca nos Pede por Algo Impossível

Queridos, esse assunto é muito importante e não tem como colocar todo o ensino necessário em um espaço tão pequeno. Se o Senhor se agradar, continuarei no próximo estudo. Mas deixe-me pelo menos dizer que Deus nunca pediu algo impossível ao ser humano. Isso é até questão de bom senso. Se nós, seres falhos, não pedimos coisas aos nossos filhos além daquilo que são capazes de fazê-lo, quanto mais o nosso todo sábio e todo bondoso Criador! Isso foi o que o apóstolo João quis dizer quando nos escreveu: “Porque este é o amor [Gr. αγάπη (agape) s.f. amor] de Deus, que guardemos [Gr. τηρέω (tiréo) v. guardar, vigiar, manter, preservar] os seus mandamentos [Gr. εντολή (endolí) s.f. ordem, comando, regra, mandamento]; e os seus mandamentos não são pesados [Gr. βαρύς (varús) adj. pesado, difícil, laborioso]” (1Jo 5:3). Deixe-me dizer também que o caminho da santidade nunca é percorrido sozinho. Todo o cristão que de coração procurar amar a Deus sobre todas as coisas, descobrirá que ao seu lado se encontra o Consolador que nos foi prometido: “E eu pedirei [Gr. ερωτάω (erotáo) v. pedir, questionar, rogar] ao Pai [Gr. πατήρ (patír) s.m. Pai (Deus), pai (biológico)], e ele vos dará outro Ajudador [Gr. παράκλητος (paráklitos) s.m. advogado, mediador, intercessor, ajudador; tit.div. Espírito Santo], para que fique convosco para sempre [Gr. αιών (aión) s.m. eternidade, para sempre, mundos]. A saber, o Espírito da verdade [Gr. αλήθεια (álithia) s.f. verdade, dependência, integridade], o qual o mundo [Gr. κόσμος (kósmos) s.m. mundo; fig. habitantes da terra, estilo de vida ímpio] não pode receber [Gr. λαμβάνω (lamvâno) v. pegar, receber, tomar]; porque não o vê nem o conhece [Gr. γινώσκω (guinósko) v. conhecer, saber; fig. ter relação sexual]; mas vós o conheceis, porque ele habita [Gr. μένω (meno) v. permanecer, ficar, continuar] convosco, e estará em vós” (João 14:16-17. Ver também: João 15:26; João 16:7). Ele é o nosso companheiro fiel. Sempre ouvindo, sempre guiando, sempre alertando, e às vezes nos carregando. Espero te ver no céu.
 

Nesta Série de Estudos: