Bênçãos e Maldições: Mitos, Crendices e a Verdade da Palavra: Estudo Nº 2: Maldição Hereditária

Homen falando com o filho pequeno com Estudo Bíblico - Maldição Hereditária, como quebrar ou interromper uma maldição hereditária de gerações na família Parte 2

Ícone de Baixar Áudio Baixar Áudio | Ícone de Baixar PDF Baixar PDF
Assista este estudo no YouTube Logo para assistir vídeo no YouTube

Estudo bíblico completo sobre bênçãos e maldições: O que é maldição hereditária? Estudo Nº 2: significado e explicação

Por Markus DaSilva, Th.D.

Na primeira parte desta pequena série, estabelecemos a base para que tenhamos um melhor entendimento sobre bênçãos e maldições segundo a bíblia. Explicamos que muito do que se ouve sobre este assunto não passa de superstições; conceitos populares sensacionalistas sem o respaldo da Palavra. São estes tipos de fábulas que fornecem abundante material para a proliferação desenfreada de falsos profetas, falsos pastores, falsos missionários, falsos apóstolos, falsos bispos e outros exploradores da consciência e do sofrimento alheio (Mat 7:15; 1Tim 4:7).

“Não é porque um simples ser humano, de calça ou saia, grita, bate o pé, impõe a mão e unge alguém, que Deus se vê em posição de ter que solucionar os problemas e dificuldades que a pessoa enfrenta.”

Toda a Maldição que Existe Está Ligada à Desobediência a Deus

O padrão claramente estabelecido nas escrituras é que todas as bênçãos proferidas por Deus estão ligadas à obediência: “abençoados [Gr. μακάριος (makários) adj. bem-aventurado, abençoado, bênçãos, feliz] são os que ouvem [Gr. ακούω (akúo) v. ouvir, prestar atenção, entender, considerar] a palavra de Deus e a guardam [Gr. φυλάσσω (filásso) v. guardar, estar atento, observar]” (Luc 11:28). Da mesma forma, toda a maldição que Deus colocou sobre alguém foi sempre devido à desobediência à sua palavra. Esta verdade incontestável pode ser verificada logo de imediato no relato da criação, em Gênesis três, quando a desobediência de Adão e Eva foi a causa de uma série de maldições colocadas sobre o casal, a serpente, e até sobre a própria terra em que vivemos. Em seguida, no capítulo quatro, uma outra maldição é proferida sobre Caim, por ter assassinado o seu próprio irmão.

Milhões de estudos teológicos enviados totalmente sem custo. Se inscreva neste link: Página de Inscrição.

Deus Sempre Envia Bênçãos à Pessoa que Crê e que Obedece a Ele

Em se tratando de bênçãos, a maior delas foi a de Abraão, também em Gênesis, como um reconhecimento de Deus pela demonstração de uma fé inabalável demonstrada por ele ao abandonar a sua terra natal e ao se dispor a sacrificar o seu próprio filho em obediência à palavra do Senhor. Foi por causa desses atos de obediência que Deus abençoou a Abraão e separou (santificou) os seus descendentes para servir ao Senhor em total devoção e submissão a Ele a aos seus mandamentos: “porquanto fizeste esta ação e não me negaste o teu filho, o teu único, que deveras te abençoarei e grandissimamente multiplicarei a tua semente como as estrelas dos céus e como a areia que está na praia do mar” (Gen 22:16-17). Este povo separado foi a nação de Israel até o sacrifício do Messias e o Israel espiritual, o povo cristão, até o presente: “E farei de ti uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma bênção” (Gen 12:2). Que esta bênção se estende até a nós é explicado pelo nosso irmão Paulo: “E, se sois de Cristo, então, sois descendência de Abraão e herdeiros conforme a promessa” (Gal 3:14, 29).

Irmãos, eu precisaria de muitas páginas se fosse comentar aqui todas as bênçãos e maldições proferidas por Deus e de como todas elas estão ligadas à obediência ou à rebeldia do seu povo, mas não vejo necessidade de fazê-lo, pois a principal razão desta série é pôr abaixo algumas crendices sem fundamento bíblico.

Quer que oremos por você? Visite a Página de Oração.

Na Bíblia não Existe Nenhuma Menção de Cultos ou Rituais Especiais  Para Receber Bênçãos

Primeiro, nenhum líder possui autoridade do Senhor para proferir bênçãos arbitrariamente sobre qualquer alma. Não é porque um simples ser humano, de calça ou saia, grita, bate o pé, impõe a mão e unge alguém, que Deus se vê em posição de ter que solucionar os problemas e dificuldades que a pessoa enfrenta. Não existe nenhuma menção na palavra de Deus de rituais ou cultos especiais para o recebimento de bênçãos. Deus sim, abençoará todo aquele que se arrepende, se humilha, se converte, morre para este mundo, e procura servi-lo fielmente (2Cr 7:14; Isa 29:19; Mat 5:5). O filho fiel, na realidade, nem precisa pedir por bênçãos pois elas são naturalmente enviadas pelo nosso amado Deus, como nos disse o próprio Jesus: “O seu Pai no céu sabe que vocês precisam de todas estas coisas” (Mat 6:32).

Do que se Trata a Maldição Hereditária

Segundo aquilo que se conhece por maldição hereditária, maldição de gerações ou ainda maldição geracionais, simplesmente refere-se às consequências de uma vida de rebeldia a qual os pais, pelo ensino e mau exemplo, passam para os seus filhos. Todos nós conhecemos famílias que possuem gerações de filhos violentos, abusadores, alcoólatras, fumantes, depravados, e outros males semelhantes ou ainda piores. Não foi Deus que, sem qualquer motivo, colocou sobre os filhos as mesmas propensões para o mal que as gerações anteriores possuíam, mas sim os seus pais que os ensinaram, direta ou indiretamente, a seguir no erro (1Re 15:3; 1Re 15:26; 1Re 22:52). Em outras palavras, maldição hereditária geralmente é uma violência física e espiritual auto infligida.

Gostaria de jejuar conosco?
Visite a Página de Jejum.
Próximo jejum: sexta-feira, 5 de abril de 2024

Como Quebrar uma Maldição Hereditária

Quanto à como interromper, ou quebrar, uma maldição hereditária, o método é o mesmo que todo o pecador, incluindo eu, precisa usar para se ver livre da escravidão do pecado: uma genuína entrega a Cristo. Não se quebra maldição hereditária através de doações, visitando uma determinada igreja, assistindo a um programa na televisão, ou bebendo uma água ungida. Reconheço que alguns que procuram a ajuda dos exploradores da fé o fazem por ignorância, mas muitos preferem esses métodos porque no fundo não querem abandonar os seus pecados e buscam por atalhos que não solucionam os seus problemas; “cavam cisternas quebradas, que não retêm água” (Jer 2:13).

Deus Irá Interromper Qualquer Maldição para a Pessoa que se Arrepende e Obedece

Queridos, o nosso Deus possui uma paciência indescritível para com todos nós, pecadores, e está sempre disposto a interromper qualquer maldição hereditária presente nas famílias. O Senhor realmente punirá a iniquidade dos pais que segue existindo nas gerações seguintes, mas nunca o fará quando os filhos se arrependem e se voltam para ele: “Pois, todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá. A Frase se lê literalmente: [Heb. לי הנה כנפשׁ האב וכנפשׁ הבן (Lit. como a alma do pai e como a alma do filho é para mim)]; E no grego (LXX): [Gr. η ψυχή του πατρός ούτως και η ψυχή του υιού έμαι εισιν (Lit. a alma do pai e assim também a alma do filho minhas são)]” (Eze 18:4; Eze 18:20). Além do que, irmãos, o Senhor não tem nenhum prazer na morte do ímpio, mas prefere sim que ele se arrependa e viva: “Tenho eu algum prazer [Heb. חפץ (réfets) s.m. prazer, deleite] na morte [Heb. מות (mávet) v. morte, morrer, morto] do ímpio [Heb. רשע (rêsha) adj. ímpio, perverso]? diz o Senhor [Heb. אדון (Adon) s.m. Senhor, Soberano, Mestre] Deus [Heb. יהוה‎ (Yerrovah) np.div. YHWH, Jeová, Javé]. Não desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva [Heb. חיה (rraiá) v. viver, ter vida]?” (Eze 18:23).

Já recebe os nossos estudos teológicos gratuitos? Visite a Página de Inscrição.

A Vontade de Deus não é Amaldiçoar, mas sim Abençoar

Sim, sabemos que as escrituras nos fala sobre maldição hereditária (embora não exatamente nestes termos), mas de forma alguma como os interesseiros ensinam. Observe a verdade e veja como o nosso Deus é bondoso em suas próprias palavras: “Visito a maldade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam” (Exo 20:5). Note que a punição ocorre aos filhos que seguem odiando, ou desprezando o Criador assim como os seus pais os faziam; Deus não está punindo a nenhum inocente. Observe agora o verso que vem logo a seguir: “Mas trato com bondade e misericórdia a milhares [de gerações] que me amam e guardam os meus mandamentos” (Exo 20:6). Compare quatro com milhares e decida você mesmo qual é realmente a vontade do nosso amado Pai? O nosso Deus quer amaldiçoar ou abençoar a vocês? Certamente que o desejo do Senhor é sempre a bênção e não a maldição. Espero te ver no céu.
 

Nesta Série de Estudos Bíblicos: