🎥 Os Ensinos dos Anticristos. Eles Já Estão no Nosso Meio

Baixar Áudio Baixar Áudio | Baixar PDF Baixar PDF

Os Ensinos dos Anticristos. Eles Já Estão no Nosso Meio. Quem São os Anticristos?

Por Markus DaSilva, Th.D.

À

ntes de começarmos esta série de estudos sobre os ensinos dos anticristos, temos que explicar quem são eles. Ou melhor, temos que explicar como uma pessoa se torna um anticristo. A explicação é mais simples do que você imagina. O homem ou mulher passa a ser um anticristo quando ele ou ela se posiciona contra ou no lugar de Cristo. O prefixo grego [ἀντι (anti)] significa exatamente isto, “ser contra” ou “se posicionar no lugar de”; de onde temos palavras como anti-caspa, anti-aderente, etc.

Ensinar que existe salvação para a alma desobediente é um dos grandes ensinos dos anticristos.

Na primeira carta de João, ele nos alertou que o anticristo virá (1 João 2:18), mas logo a seguir nos diz que já haviam surgido anticristos entre eles. Existe um entendimento entre os estudiosos da Bíblia que no final dos tempos surgirá o grande Anticristo, e que o falso profeta mencionado em Apocalipse 19:20 está ligado ao anticristo ou possivelmente, ele mesmo, é o anticristo profetizado por João nas suas cartas. Esta série de vídeos, no entanto, não lidará com o Anticristo escatológico que surgirá próximo ao juízo final, mas sim com os vários anticristos que têm surgido nestes últimos dias assim como também surgiram nos dias do apóstolo João.

É importante frisar também que praticamente nunca veremos um anticristo assumir que ele de fato se posiciona contra Cristo e contra os seus ensinos. Não, pois se assim o fizesse, muitos, mas não todos, entre os seus seguidores o abandonariam. Também tem a triste realidade que muitos anticristos não sabem que são. Isto não quer dizer de forma alguma que são inocentes do que fazem, pois eles conhecem os evangelhos e estão a par de tudo o que Jesus nos ensinou e nos ordenou que fizéssemos se queremos herdar a vida eterna. De tal forma que, quer reconheçam ou não, eles atuam como obreiros do diabo todas as vezes que ensinam a alguém um evangelho diferente do evangelho pregado por Jesus.

Sem mais demora, vamos ao primeiro dos ensinos dos anticristos tão popular nestes últimos dias: A pessoa se salvará e receberá a vida eterna mesmo mantendo as suas paixões pelo mundo presente.

O líder que ensina isto, seja em palavras, ou no seu exemplo de vida, está ensinando algo que vai contrário àquilo que Cristo ensinou, e portanto ele ou ela é um anticristo. Vamos ver o que Jesus realmente ensinou: “Quem ama [Gr. φιλέω (filéo) s.f. amizade, amor, afeto] a sua vida [Gr. ψυχή (psirrí) s.f. alma, vida, mente, individualidade], perdê-lá-á; e quem neste mundo odeia [Gr. μισέω (miséo) v. odiar, ser odiado, detestar] a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna [Gr. ζωήν αιώνιον (zoin eônion) vida eterna]” (João 12:25).

Nestas palavras de Jesus vemos que ele classificou dois grupos de indivíduos, e a classificação é baseada na escolha que o indivíduo faz em relação ao local onde ele quer viver. Se ele quer usufruir da vida aqui e agora, na vida presente, tudo bem, esse é um direito que Deus deu a todos nós, mas Jesus o está alertando que os seus prazeres se limitarão a esta vida, aos poucos anos, ou meses, ou dias que lhe resta. Se, no entanto, ele pensou bem e acha melhor esperar um pouco, para usufruir da sua vida para todo o sempre, quando Deus o levar daqui, então esta também é sua escolha. Note que Jesus nos deu apenas duas opções: amar [Gr. fileo] a nossa vida no presente e perdê-la na eternidade, ou odiar [Gr. miséo] a nossa vida neste mundo atual e achá-la na vida eterna.

O que os líderes anticristos ensinam, no entanto, é que devido à bondade, misericórdia e amor de Deus, o indivíduo pode sim curtir a vida presente e não é realmente necessário odiá-la para se salvar. Eles ensinam que o cristão apenas precisa de um certo autocontrole, de um certo equilíbrio, de moderação; e que desde que ele não ponha de lado as suas obrigações religiosas, Deus lhe estenderá a graça da salvação e lhe dará a vida eterna, mesmo que ele ame a sua vida neste mundo.

Lindo e maravilhoso não é mesmo? É lindo falar dos três grandes atributos de Deus: sua bondade, misericórdia e amor. Mas estes anticristos intencionalmente nunca mencionam outros três importantes atributos de Deus: sua santidade, imutabilidade e justiça.

Irmãos, as palavras de Jesus são palavras claras, firmes, imutáveis e eternas. Os mandamentos de Jesus são ordens que se cumpridas fielmente salvará a todo aquele que os obedece, mas que se forem ignorados, levará o homem à morte eterna. Ensinar que existe salvação para a alma desobediente é um dos grandes ensinos dos anticristos. Se o seu líder ensina essa mentira, seja em palavras, ou no seu exemplo de vida, fuja dele como quem foge do próprio satanás.

Este foi o primeiro destes pequenos vídeos sobre o grande número de anticristos que atualmente têm surgido no meio cristão. Se Deus nos permitir, e nos der o entendimento necessário, seguiremos revelando um por um dos enganos escondidos nas suas mensagens tão populares nas redes sociais e na mídia em geral. São populares porque agradam o cristão carnal; agradam o cristão que procura por um evangelho que lhe promete herdar a vida eterna sem que seja requerido que pague o preço do discipulado. Este, porém, não é o evangelho ensinado por Jesus, e, consequentemente, é um falso evangelho. Existe um custo que deverá ser pago por todo aquele que verdadeiramente quer seguir a Jesus e no final herdar a vida eterna, segundo nos ensinou, não um ser humano como eu e você, mas sim o nosso Salvador amado: “Assim, pois, todo aquele dentre vós que não renuncia [Gr. αποτάσσω (apotásso) v. dar adeus, abandonar, se despedir] a tudo [Gr. πας (pas) adj. tudo, de todo o tipo] quanto possui [Gr. υπάρχω (ipar-rro) v. ter, ser, possuir], não tem como ser meu discípulo [Gr. μαθητής (mathitís) s.m. aprendiz, discípulo, aluno, seguidor]” (Luc 14:33).

Já não temos muito tempo.

Vamos nos encontrar no céu? Espero que sim!