Os Planos de Deus Para os Seus Filhos: Estudo Nº 1: A Soberania dos Planos de Deus

Homen com o filho no colo olhando as ondas do mar ao por do sol com texto Os Planos de Deus Para os Seus Filhos. Estudo Nº 1: a Soberania dos Planos de Deus

Ícone de Baixar Áudio Baixar Áudio | Ícone de Baixar PDF Baixar PDF

Por Markus DaSilva, Th.D.

Uma das perguntas mais comuns entre os cristãos é sobre o plano de Deus para a sua vida. Este interesse em saber se estamos ou não vivendo de acordo com os desejos do Senhor se baseia no fato de que sabemos que Deus é muito bom e de que Ele deseja sempre o melhor para os seus filhos. Se tão somente ouvíssemos suas instruções em cada decisão que tomamos, evitaríamos todos os tipos de problemas. Afinal, Deus tudo sabe e tudo pode. “Se tivéssemos do nosso lado um aliado com esta combinação de atributos — sabedoria, bondade e poder — teríamos então uma fórmula infalível para um viver completo e feliz”, pensamos corretamente. “Se tão somente víssemos cada uma das muitas ramificações associadas às nossas escolhas, assim como Deus o vê, então poderíamos simplesmente traçar uma rota perfeita, o plano de ação ideal, para atingirmos os melhores resultados possíveis em tudo aquilo que nos empenhamos. Viveríamos tranquilos, sem barreiras, sem inconveniências e sem pessoas desagradáveis cruzando os nossos caminhos a todo o tempo”, seguimos meditando.

“O inimigo pode não conhecer os planos do Senhor para você em detalhes, mas ele sabe muito bem, apenas observando, que você é um dos escolhidos.”

Deus Está Sempre Cuidando dos seus Escolhidos

O profeta Jeremias, ouviu uma das mais animadoras palavras quanto aos planos de Deus para os seus escolhidos: “planos de lhes causar o bem e não de lhes causar danos, planos de dar-lhes esperança e um futuro” (Jer 29:11) [Acesse comentário bíblico de Jeremias 29:11]. O apóstolo Paulo, escrevendo aos romanos, concorda com Jeremias ao afirmar que “Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o seguem amando, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito” (Rom 8:28). [Gr. τοις αγαπωσιν τον θεον παντα συνεργει εις αγαθον (tois agaposin ton Theon panda sinergui is agathon) Lit. para aqueles amando Deus tudo ele trabalha junto para bem]. Seja qual for a construção preferida no português a partir do original, a mensagem clara das palavras do apóstolo é a de que existe uma conexão entre a manifestação do nosso amor ao Pai à medida que seguimos vivendo nesta terra onde o mal reina, e a intervenção, ou manipulação, de Deus sobre todos os eventos, de tal forma que no final sairemos beneficiados, mesmo quando tudo indica que apenas o mal nos espera. O grande exemplo deste princípio, certamente, foi a experiência entre José e os outros filhos de Jacó: “Depois vieram também seus irmãos, prostraram-se diante dele e disseram: Eis que nós somos teus servos. Respondeu-lhes José: Não temais; acaso estou eu em lugar de Deus? Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; Deus, porém, o intentou para o bem, para fazer o que se vê neste dia, isto é, conservar muita gente com vida” (Gen 50:18-20).

Milhões de estudos teológicos enviados totalmente sem custo. Se inscreva neste link: Página de Inscrição.

As Nossa Frequentes Falhas não Pegam Deus de Surpresa

Quando falamos de Deus, devemos lembrar que estamos falando de perfeição, de sabedoria infinita, de imutabilidade. Isto significa que os desejos do Senhor para a nossa vida ocorrem e ocorrerão exatamente como foram planejados. Essa verdade, amados, nos causa um alívio indescritível, pois revela que as minhas frequentes falhas: passadas, presentes e futuras, não pegam Deus de surpresa. Que bálsamo é saber que a minha estupidez, minha ignorância, minha visão curta… não põe em risco aquilo que o meu Criador planejou para mim, milhões de anos antes de me formar no ventre da minha mãe: “Antes que eu te formasse no ventre te conheci, e antes de nascer te santifiquei” (Jer 1:4-5).

Satanás Consegue Identificar Quem são os Escolhidos de Deus

Se o Senhor permitir, no próximo estudo bíblico darei mais detalhes sobre o que podemos fazer para não “sairmos” do plano de Deus. Por agora, me limitarei a encorajá-los no seguinte ponto. O inimigo pode não conhecer os planos do Senhor para vocês em detalhes, mas ele sabe muito bem, apenas observando, que cada um de vocês é um dos escolhidos. Ele vê a proteção que vocês recebem, o número de anjos que acampam ao seu redor (Sal 34:7), suas orações subindo até os céus (Apo 8:4), as constantes bênçãos concedidas (Isa 65:24)… e enfurecido, fará de tudo para que vocês duvidem de quem vocês são; lutará para que vocês questionem as promessas do Criador quanto ao seu futuro. Não lhes dê ouvidos.

Quer que oremos por você? Visite a Página de Oração.

As quedas de ontem ficaram no ontem. Hoje é um novo dia, e amanhã será ainda mais novo (Fil 3:13). Levantem, purifiquem-se no sangue do Cordeiro. Agora, sem pecado, adorem ao Pai e sigam em frente, abandonando tudo aquilo que tem ofuscado a sua visão das maravilhas que o seu Criador reservou especialmente para vocês. Espero te ver no céu.
 

Nesta Série de Estudos: