Não Ameis o Mundo: Estudo Nº 5: As Coisas Que há no Mundo

Foto de uma moca caminhando em uma ponte rustica no campo Estudo Bíblico - (Parte 5) Não Ameis o Mundo - As Coisas que Há no Mundo - Markus DaSilva

Ícone de Baixar Áudio Baixar Áudio | Ícone de Baixar PDF Baixar PDF
Assista este estudo no YouTube Logotipo para assistir vídeo no YouTube

Estudo bíblico completo sobre o amor ao mundo: Não ameis o mundo: Estudo Nº 5: As coisas que há no mundo.

Por Markus DaSilva, Th.D.

Encerrando esta série, exploraremos mais detalhadamente as coisas que há no mundo que o Apóstolo João nos informa que não podemos amar, pois, se amarmos estas coisas não teremos o amor do Pai em nós: “Não ameis [Gr. αγαπάω (agapáo) v. amar] o mundo [Gr. κόσμος (kósmos) s.m. mundo; fig. habitantes da terra, estilo de vida ímpio], nem as coisas que há no mundo [Gr. τα εν τω κόσμω (ta in to kósmo) Lit. aquilo no mundo]. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai [Gr. πατήρ (patír) s.m. Pai (Deus)] não está nele. Porque tudo o que há no mundo, os desejos [Gr. επιθυμία (epithimía) s.f. desejo, cobiça, concupiscência, luxúria] da carne [Gr. σάρξ (sárks) s.f. carne; fig. natureza humana], os desejos dos olhos [Gr. οφθαλμός (oftalmós) s.m. olho; fig. entendimento] e o orgulho [Gr. αλαζονεία (alazonía) s.f. ostentação, pretensão, orgulho] da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo. Ora, o mundo passa [Gr. παράγω (parágo) v. conduzir por, passar por, ir embora], e os seus desejos; mas aquele que faz a vontade [Gr. θέλημα (thélima) s.n. desejo, propósito, vontade] de Deus, permanece para sempre” (1Jo 2:15-17). Ou seja, João está nos avisando que não é possível habitar em nós estes dois amores, ou desejos: as coisas que há no mundo e Deus. Simplificando ainda mais, o alerta é que aqueles que insistem em possuir em si qualquer paixão pelas coisas do mundo não herdarão a vida eterna.

“Quero viver a minha vida na morada que Jesus foi preparar para mim, e não só para mim, mas para todos aqueles que odeiam (miseó) este mundo.”

Cuidado Com os Ensinos dos Mestres Amantes Desse Mundo

Os homens e as mulheres carnais que ocupam posições de liderança em tantas das nossas igrejas nesses últimos dias não gostam dessas palavras de João, mas não tendo como retirá-las das Sagradas Escrituras, as ignoram ou as racionalizam, de tal forma que seguem adiante vivendo e ensinando através dos seus exemplos que o ser humano pode sim amar ao mundo e no final ser salvo: “Eles são do mundo [Gr. κόσμος (kósmos) s.m. mundo; fig. habitantes da terra, estilo de vida ímpio], por isso falam [Gr. λαλέω (laléo) v. falar, conversar, declarar] como quem é do mundo, e o mundo os ouve [Gr. ακούω (akúo) v. ouvir, prestar atenção, entender, considerar]. Nós somos de Deus [Gr. θεός (Theós) s.m. Deus]; quem conhece [Gr. γινώσκω (guinósko) v. conhecer, saber; fig. ter relação sexual] a Deus nos ouve; quem não é de Deus não nos ouve. Assim é que conhecemos o espírito da verdade [Gr. Πνεύμα της Αληθείας (Pnevma tis alíthias) Espírito da verdade] e o espírito do erro [Gr. πνεύμα της πλάνης (pnevma tis planis) espírito do erro]” (1Jo 4:5-6).

As Coisas Que há no Mundo é Tudo Aquilo Que Existe à Parte de Jesus

O amor às coisas do mundo a que o apóstolo se refere é o mesmo que ele ouviu da própria boca de Jesus alguns anos antes de nos escrever. Este não é um novo ensino, mas sim uma reciclagem das palavras do nosso Mestre que nunca deixou nenhuma dúvida de que só existe espaço para o amor a Deus no coração dos seus verdadeiros filhos: “Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim” (Mat 10:37); e também: “Quem ama [Gr. φιλέω (filéo) s.f. amizade, amor, afeto] a sua vida [Gr. ψυχή (psirrí) s.f. alma, vida, mente, individualidade], perdê-la-á; e quem neste mundo odeia [Gr. μισέω (miséo) v. odiar, ser odiado, detestar] a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna [Gr. ζωήν αιώνιος (zoin eônion) vida eterna]” (João 12:25); e em outro lugar: “Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças” (Mar 12:30).

Milhões de estudos teológicos enviados totalmente sem custo. Se inscreva neste link: Página de Inscrição.

O Amor a Jesus Deverá Ocupar Todo o Nosso Ser

A pessoa que de fato, e não somente de boca para fora, deseja ir morar com Jesus quando a sua vida nesta terra terminar terá que tomar uma decisão quanto às coisas que ocupam o seu coração. Note, porém, que Jesus e o próprio Pai nos disse que precisamos amá-lo de todo o coração e não em parte, e nem mesmo quase todo, mas todo. Ou seja, se além de Deus ainda existe espaço na vida para qualquer outro interesse; se as coisas que há no mundo ainda têm acesso ao coração através daquilo que a pessoa lê, assiste, ouve ou participa, então ela está enganando a si mesma e o amor do Pai não está nela, bem simples.

O Significado da Palavra Odiar no Original Grego

Para que não fique a menor dúvida sobre o que a Palavra de Deus está se referindo, coloquei logo acima as palavras de Jesus quanto ao odiar a nossa vida aqui neste mundo se queremos mantê-la para a terra futura. Esta palavra odiar [μισέω (miséo)], neste contexto, possui um caráter comparativo e preferencial, ou seja, tratamos com desprezo algo porque realmente queremos uma outra coisa.  Imaginem, por exemplo, uma pessoa com fome participando de um jantar e ser servida inicialmente de um prato que ela detesta, mas que ela sabe que o seu prato favorito será o próximo a ser servido. Essa pessoa não tocará na comida que odeia (miseo) porque prefere esperar e satisfazer a fome com aquilo que ama [Gr. αγαπάω (agapáo)].

Quer que oremos por você? Visite a Página de Oração.

Odiar a Nossa Vida Aqui na Terra é um Ato Voluntário: Um Testemunho

Estas palavras de Cristo são claras e significam que: ou vivemos para nós mesmos (amamos a nossa vida neste mundo) ou vivemos para Jesus (odiamos a nossa vida neste mundo). Note que este ato de odiar a nossa vida é um ato voluntário. Não temos que fazê-lo, mas se não o fizermos não encontraremos a nossa vida quando tudo isto aqui passar. Eis um exemplo e um testemunho sobre isso: eu e a minha esposa não assistimos televisão nem ouvimos rádio, incluindo noticiários, por muitos anos, como a maioria de vocês já sabem. Por causa disso, um tempo atrás estava para ocorrer um grande evento esportivo que cativa uma boa parte da população mundial. Agora não me recordo se era a copa do mundo ou as olimpíadas. Além de saber que estava para começar, eu não sabia mais nada, nem mesmo onde estas competições ocorreriam, até que tive que ir à farmácia e notei que colocaram à venda alguns produtos relacionados com o tal evento, de tal forma que não tinha como não saber em que parte do mundo seria. Por amor a Cristo não acompanhei em nada este evento, da mesma forma que não o fiz quando competições semelhantes ocorreram nos últimos anos.

O Perigo de Racionalizarmos o Amor às Coisas do Mundo

Note que eu, ou seja, a minha carne,  gostaria muito de acompanhar não só este evento esportivo, mas muitos outros que são transmitidos na mídia o tempo todo. Gostaria também de ler “um bom livro”,  assistir a “um bom filme”, acompanhar “uma boa série”, como de fato o fazia no passado, e não teria nenhuma dificuldade em criar na minha mente uma justificativa e racionalizar a Palavra de Deus, como tantos o fazem, para que assim pudesse continuar dizendo que amo a Jesus e ao mesmo tempo usufruir das “boas coisas” que há no mundo. Ou seja, eu poderia tranquilamente chegar à conclusão de que tudo isso “não tem nada a ver”. Mas eu sei muito bem que se eu desfrutasse desses prazeres, eu acharia a minha vida na terra, mas a perderia no céu, onde eu quero vivê-la eternamente. Quero viver a minha vida na morada que Jesus foi preparar para mim, e não só para mim, mas para todos aqueles que odeiam (miseó) este mundo: “Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não assim fosse, eu vos teria dito. Eu vou para vos preparar um lugar” (João 14:2).

Gostaria de jejuar conosco?
Visite a Página de Jejum.
Próximo jejum: sexta-feira, 5 de abril de 2024

Os Ensinos de Homens Carnais Que Levam à Perdição

Queridos, eu sei que estas são palavras fortes e duras de ouvir. Sei também que muitos preferem escutar as mensagens dos líderes carnais (2Tim 4:3), e estes líderes por sua vez também preferem aprender dos seus mestres carnais, e assim seguem, cegos guiando cegos (Mat 15:14) neste ciclo diabólico onde o alimento sólido da Palavra que salva é diluído, ignorado ou substituído por meras emoções humanas e ensinos corrompidos por corações que nunca se converteram; corações que nunca abandonaram o mundo e os prazeres que nele há (Mar 7:21-22). Imploro que vocês não se apeguem aos ensinos de nenhum ser humano carnal, mas sim a tudo aquilo que o Senhor nos disse através das Escrituras. Ninguém subirá com Jesus possuindo um coração dividido (Ose 10:2; Tiago 1:8; Apo 3:15-16). Aqueles que realmente foram comprados pelo Senhor com o alto preço que foi o sangue do seu Filho, foram adquiridos por inteiro. Ou pertencemos a Ele por completo ou pertencemos ao mundo. Estamos quase lá. Espero te ver no céu.
 

Nesta Série de Estudos: