Relacionamentos Cristãos: Estudo Nº 1: Influências

Foto de uma moca andando em um dia chuvoso Estudo Bíblico - (Parte 1) Série: Relacionamentos Cristãos - Influências - Markus DaSilva

Ícone de Baixar Áudio Baixar Áudio | Ícone de Baixar PDF Baixar PDF
Assista este estudo no YouTube Logotipo para assistir vídeo no YouTube

Estudo Bíblico Sobre os Relacionamentos Cristãos. Parte 1: Influências

Por Markus DaSilva, Th.D.

Começaremos esta nova série sobre os relacionamentos cristãos abordando o mais importante dos fatores relacionados ao convívio do servo de Deus com os outros seres humanos, que é a influência que cada um dos nossos contatos exerce sobre a nossa vida como um todo e mais especificamente, como somos influenciados pelas pessoas no nosso relacionamento com Deus. Obviamente, influências não é o motivo que normalmente procuramos nos relacionar com as pessoas, mas sim por coisas como companheirismo, ajuda mútua, pressão social, e no caso de casamento, também temos a necessidade de intimidade emocional e física. Mas, mesmo não sendo esta a razão de querermos nos relacionar com as pessoas, a realidade é que influência é o aspecto dos relacionamentos mais abordado na Bíblia e quase sempre no seu lado negativo.

“É pelo fato de sermos facilmente influenciados que Deus disse que o seu povo deveria ser um povo santo, separado dos demais.”

A Bíblia Está Repleta de Exemplos de Pessoas Que Foram Influenciadas Para o Mal

Não precisamos folhear muito a Palavra de Deus para acharmos exemplos de más influências, pois logo no capítulo três de Gênesis já encontramos Adão sendo influenciado por sua esposa a desobedecer a Deus, tal qual ouvimos diretamente do Senhor: “E a Adão declarou: ‘visto que destes ouvidos à voz de tua mulher… maldita é a terra por causa de ti…'” (Gen 3:17). Vemos aqui que quando a humanidade mal havia começado, um ser humano já foi influenciado por um outro ser humano a agir contrário a Deus, dando assim início a uma tendência que deverá seguir até o fim deste mundo atual.

O Ser Humano é Facilmente Influenciado Para o Mal

Se existe algo em comum entre nós, criaturas de Deus, é a facilidade com que somos influenciados a fazer aquilo que é contrário à voz do Senhor. O motivo que isso ocorre não é porque as pessoas são muito persuasivas, embora isso também seja verdade, mas sim porque da nossa própria natureza possuímos uma disposição para o mal. A realidade é que agir contrário a Deus é algo que não precisa de muito convencimento para o homem (Rom 3:10-11), e se isso foi verdade para Adão, que ainda não conhecia o pecado, imagina para nós, depois de seis mil anos vivendo em desobediência?

Milhões de estudos teológicos enviados totalmente sem custo. Se inscreva neste link: Página de Inscrição.

Apesar dos Constantes Alertas de Deus, Israel se Misturou Com os Outros Povos

É pelo fato de sermos facilmente influenciados que Deus disse que o seu povo deveria ser um povo santo, separado dos demais, conforme podemos averiguar em várias passagens: “Não fareis segundo os costumes da terra do Egito, em que habitastes; nem fareis segundo os costumes da terra de Canaã, para a qual eu vos levo; nem andareis segundo os seus estatutos” (Lev 18:3);  “E, quanto a vós, não fareis acordo com os moradores desta terra” (Ju 2:2); “Por isso não casem vossas filhas com os filhos da nações vizinhas, e não tomeis as filhas deles para vossos filhos, nem procureis jamais a paz ou a prosperidade deles” (Esd 9:12); “Assim diz o Senhor: Não aprendais os costumes das nações” (Jer 10:2). Infelizmente, apesar de tantos avisos do Senhor, o povo de Israel se misturou com o povo da terra e acabaram sendo influenciados a agirem contra os preceitos do Senhor, conforme nos diz o salmista: “Se misturaram com as nações, e aprenderam as suas obras. Serviram aos seus ídolos, que vieram a ser-lhes um tropeço; sacrificaram seus filhos e suas filhas aos demônios” (Sal 106:35-37).

Não Podemos Nos Tornar Íntimos Com os Descrentes

O mandamento do Senhor de que o seu povo não deve se misturar com aqueles que não temem a Deus não mudou. Para Deus existe nitidamente uma diferença entre aqueles seres humanos que o amam e aqueles que o rejeitam. Na realidade, Deus é tão firme quanto a isso que considera o ato de nos relacionarmos amigavelmente com os ímpios como um rompimento de amizade com Ele. Isso foi o que o nosso irmão Tiago quis dizer com as palavras: “Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus?” (Tiago 4:4). Mas falarei mais sobre o nosso relacionamento com os ímpios em um outro texto desta série.

Quer que oremos por você? Visite a Página de Oração.

Queridos, relacionamentos é um assunto que tenho pensado em abordar por um tempo, mas que sempre tive resistência, devido à sua natureza delicada e controversa. Creio que agora não tem escapatória e vamos finalmente lidar com esta matéria para o benefício dos servos de Deus que o Senhor tem direcionado aos nossos estudos. Mais abaixo, segue os tópicos que pensamos em cobrir. Por agora, deixe-me enfatizar o que disse até então, que é a questão das influências.

Somos Influenciados Tanto Para o Mal Como Para o Bem

Até aqui foquei nas más influências, mas graças a Deus que também somos influenciados para o bem: “sê um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza” (1Tim 4:12). Na realidade, conscientes ou não, todos nós que caminhamos com o Senhor fomos influenciados por queridos irmãos e irmãs a continuarmos firmes na fé à medida que prosseguimos rumo à nossa morada permanente (Heb 10:24-25). Ainda ontem conversava com a minha esposa sobre conhecidos nossos que apesar de terem “aprontado” muito quando mais jovens, agora estão firmes nas igrejas, para a glória de Deus. Certamente parte da razão deste retorno à casa de Deus foram as influências benéficas que tiveram no decorrer dos anos.

Gostaria de jejuar conosco?
Visite a Página de Jejum.
Próximo jejum: sexta-feira, 5 de abril de 2024

Somos Influenciados Para o Mal Mesmo Por Pessoas Que Nos Quer o Bem

Concluo esta parte da série, exortando que os irmãos sejam extremamente cautelosos com todos as pessoas que cruzam o seu caminho durante o tempo que temos que passar aqui neste mundo de pecado (1Cor 15:33). Cautelosos com os de fora e com os “de casa”. Também, devo lembrar que uma boa parte das pessoas que nos influenciam no caminho do pecado não o fazem intencionalmente, ou seja, estas pessoas simplesmente são o que são. Eva, tudo indica, não ofereceu a fruta ao seu marido com o intuito de causá-lo mal, mas independentemente do intuito, o fato é que a sua ação foi a causa de indescritível sofrimento para toda a humanidade. Assim também é uma boa parte dos nossos contados. Compete a nós identificar a má influência e afastar da pessoa o mais rápido possível: “Sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas” (Mat 10:16). Espero te ver no céu.
 

Nesta Série de Estudos: