A Terra, o Céu e o Inferno: Estudo nº 4: O Céu

Foto de uma casa no campo Estudo Bíblico (Parte 4) Série: A Terra, o Céu e o Inferno. Estudo Nº 4: A Vida Eterna por Markus DaSilva

Ícone de Baixar Áudio Baixar Áudio | Ícone de Baixar PDF Baixar PDF
Assista este estudo no YouTube Logotipo para assistir vídeo no YouTube

Estudo Bíblico Sobre a Terra, o Céu e o Inferno. Parte 4: O Céu

Por Markus DaSilva, Th.D.

O céu é um local antigo, provavelmente tão antigo quanto o seu residente principal: Deus. Como Deus é eterno, é sensato deduzir que a sua morada também o seja. Este não é o caso do universo visível, como a terra, a lua, o sistema solar, a via láctea e demais galáxias, uma vez que tudo isso foi criado relativamente recentemente, conforme relatado no primeiro capítulo de Gênesis. Esses corpos espaciais são todos físicos assim como nós, e é por isso que, embora não podemos ir lá, podemos pelo menos vê-los; alguns a olho nu e outros com a ajuda de instrumentos, mas este não é o caso do céu que é um local espiritual, assim como os seus moradores também são, na sua maioria, seres espirituais (Sal 146:4; Ec 12:7; João 4:23-24; Heb 1:14).

“O céu poderia muito bem estar relativamente perto da terra, mas que simplesmente não podemos vê-lo com os nossos olhos.”

Quais São os Seres Humanos Que Já se Encontram no Céu

Dizemos “na sua maioria” porque sabemos de, pelo menos três pessoas com os seus corpos físicos, Jesus à parte, que lá se encontram: Enoque, Moisés e Elias (Heb 11:5; Judas 1:9; 2Re 2:1). Se existem outros além desses não sabemos, tudo é possível, mas, como a Palavra de Deus não nos diz, nos limitamos a esses nomes. Uma passagem interessante, e que demonstra a harmonia das Sagradas Escrituras, é que no monte da transfiguração, os apóstolos Pedro, João e Tiago viram conversando com Jesus dois dos três mencionados logo acima: Elias e Moisés. Ou seja, apenas pessoas que a Bíblia especificamente menciona que foram levadas ao céu em corpo. Nem mesmo grandes nomes como Noé, Jó, Abraão, Samuel, Davi ou Daniel apareceram com Jesus no monte, alguns deles que, devo lembrar, o próprio Senhor reconheceu serem significativos (Eze 14:14; Jer 15:1). A título de curiosidade, sempre achei interessante que Deus escolheu a Elias em vez de Abraão ou Davi, pois no meu entendimento simples, Abraão e Davi foram mais importantes do que Elias. Mas, obviamente, quem sou eu para entender as decisões do Senhor.

Milhões de estudos teológicos enviados totalmente sem custo. Se inscreva neste link: Página de Inscrição.

O caso do Ladrão Que Foi Crucificado Com Jesus

Este estudo já havia sido concluído, mas devido à dúvida que alguns dos nossos leitores tem sobre a situação do “bom ladrão” que foi crucificado ao lado de Jesus, se ele já está ou não no céu, resolvemos adicionar este parágrafo. Três dos evangelhos mencionam que o criminoso foi crucificado no mesmo dia que Cristo (Mat 27:38, Mar 15:27 e Luc 23:32-43), mas apenas Lucas menciona o breve diálogo com Jesus: “Então disse ele: Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. Respondeu-lhe Jesus: Em verdade te digo, hoje estarás comigo no paraíso” (Luc 23:43). Quando lemos esta passagem à primeira vista não resta dúvida de que Jesus prometeu que naquele mesmo dia, sexta-feira da paixão, o ladrão, agora salvo, estaria com Cristo no céu. Mas, sabemos muito bem que Jesus não subiu ao céu na sexta-feira e nem no sábado e nem no domingo da ressurreição quando ele disse a Maria: “Não me toque, porque ainda não subi ao Pai” (João 20:17).

Sem demorar exageradamente neste assunto, a explicação para esta aparente contradição está na tradução dos manuscritos originais em grego de onde lemos esta passagem na Bíblia. Para quem não sabe, os manuscritos eram escritos manualmente em maiúsculas, sem espaço entre as palavras, e sem acentos ou pontuações. O original da resposta de Jesus foi: [Gr. αμην λεγω σοι σημερον μετ εμου εση εν τω παραδεισω (amin lego si simeron met imu esi en to paradiso) Lit. amém eu te digo hoje comigo estará no paraíso]. A grande maioria dos tradutores, mas não todos, resolveram colocar uma virgula antes da palavra “hoje” e daí este entendimento errado que Jesus prometeu ao homem que naquele mesmo dia, antes do pôr do sol, segundo o calendário judaico, os dois estariam juntos no céu. Se uma virgula, ou um dois-pontos, no entanto, for colocada depois da palavra “hoje” o entendimento fica que a promessa de estar com Jesus no paraíso (ou céu) foi feita naquele mesmo dia (ou imediatamente), mas não o cumprimento da promessa: “Respondeu-lhe Jesus: Em verdade te digo hoje, estarás comigo no paraíso”. Neste mesmo evangelho segundo Lucas, em uma outra passagem, podemos ver um uso semelhante do “hoje” [Gr. σήμερον (símeron) hoje] significando, não um período de 24 horas, mas sim: “no presente”: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres… E fechando o livro [de Isaías], devolveu-o ao assistente e sentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. Então começou a dizer-lhes: Hoje [Gr. σήμερον (símeron) hoje] se cumpriu esta escritura aos vossos ouvidos” (Luc 4:18-21). Obviamente Jesus não quis dizer que somente naquele dia ele daria início à sua missão como o Messias enviado de Deus, mas sim que com a sua vinda ao mundo, as profecias de Isaías estavam se cumprindo (Ver. Isa 61:1-2; 58:6).

No Céu Viveremos Lado a Lado Com os Seres Espirituais

É importante que estas pessoas já estejam morando lá fisicamente, pois, este fato nos ensina que realmente coexistiremos com seres espirituais quando ressuscitarmos dentre os mortos. Obviamente, esta verdade não deve surpreender a ninguém, uma vez que no Éden os nossos pais mantinham um relacionamento visível com o próprio Criador: “E, ouvindo a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim à tardinha, esconderam-se o homem e sua mulher da presença do Senhor Deus” (Gen 3:8).

A Localização do Céu

Não sabemos onde o céu se encontra. Já ouvi alguns falarem que se encontra no universo físico, mas que muito além da capacidade de qualquer telescópio; pode ser, mas não temos passagens bíblicas que confirme, ou negue, essa afirmação. A Bíblia nos diz, no entanto, que vivemos lado a lado com anjos e demônios, que são seres espirituais invisíveis para nós (1Pe 5:8; 13:2). Se considerarmos esta verdade, e uma vez que o céu é um local onde vivem seres espirituais, ele poderia muito bem estar relativamente perto da terra, mas que simplesmente não podemos vê-lo com os nossos olhos. Sim, estou a par de que alguns creem haver mais de um céu onde seres habitam, mas como Jesus se referiu à “casa do meu Pai” no singular [Gr. οικια (ikía) casa] e não no plural [Gr. οικιας (ikias)] , nos limitaremos às suas palavras e à interpretação mais ortodoxa de apenas um céu (João 14:2). Também estou bem a par das diferentes opiniões quanto à nossa morada final, se no céu, nova terra ou uma combinação dos dois, mas já escrevemos sobre isso no estudo recente: “O Sentido da Vida: Para Onde Vamos?”.

Quer que oremos por você? Visite a Página de Oração.

A Perfeição de Tudo Que Há no Céu

Deixando esses detalhes incertos de lado, voltemos àquilo que realmente sabemos sobre o céu. Acima de tudo, sabemos que é um local onde tudo é perfeito e que jamais presenciaremos qualquer tipo de sofrimento, nem conosco nem com os nossos queridos. Jesus mostrou essa verdade ao apóstolo João na Ilha de Patmos: “Deus enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas” (Apo 21:4). As primeiras coisas [Gr. πρώτος (prótos) adj. antes, primeiramente], são os anos anteriores à nossa chegada ao céu. Por todo esse tempo, convivemos com algo completamente estranho para Deus que é o sofrimento. Estranho não no sentido que pegou Deus de surpresa, não, pois Adão e Eva foram claramente avisados sobre a consequência da desobediência, mas estranho porque em Deus existe apenas amor, vida, paz e felicidade (Sal 16:11; Sal 34:8; Gal 5:22-23; 1Jo 4:8).

No Céu Estaremos Livres das Acusações e Tentações de Satanás

As primeiras coisas neste vale de lágrimas que é a terra (Sal 84:6-8), foram marcadas pelos nossos erros, imperfeições, teimosias, culpas e burrices, ou seja, foram marcadas pelos nossos pecados e nos privaram de muitas bênçãos do Senhor: “os vossos pecados apartaram de vos o bem” (Jer 5:25). Louvado seja Deus, porém, que os santos do Senhor no céu estarão livres de qualquer pecado. Lá, não teremos que conviver diariamente com a voz do tentador sussurrando sugestões, desânimo, preocupações, temores e acusações na nossa mente (1Tes 3:5; Apo 12:9). Ainda esta semana comentava com a minha esposa que uma das primeiras coisas que notaremos ao chegar no céu será o silêncio na nossa consciência. Que experiência maravilhosa será poder pensar livremente, sem a voz ríspida de Satanás continuamente competindo com o raciocínio livre que Deus deu aos seres humanos. Esta horrível voz sempre nos condenando, sempre nos acusando. Não, não mais teremos que conviver com este temível adversário, “porque já foi lançado fora o acusador de nossos irmãos [Gr. αδελφός (adelfós) s.m. irmão no físico ou espiritual; fig. companheiro, colega], o qual diante do nosso Deus os acusava dia e noite” (Apo 12:10).

Gostaria de jejuar conosco?
Visite a Página de Jejum.
Próximo jejum: sexta-feira, 5 de abril de 2024

No Céu Seremos Restaurados à Perfeição

Queridos, termino com as palavras vindas diretas do trono: “Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve; porque estas palavras são fiéis e verdadeiras” (Apo 21:5; Isa 65:17-19). O que essa maravilhosa promessa significa é que haverá uma restauração de tudo aquilo que existe. Não que a criação de Deus saiu errada, jamais, pois o Senhor sendo perfeito somente cria aquilo que é perfeito, mas parte da perfeição divina inclui a possibilidade de desvio, pois é desviando e corrigindo que a perfeição é confirmada. Para aqueles seres que insistem no desvio até o fim, nada mais se pode fazer além de que se permita que sigam se distanciando cada vez mais da perfeição, cada vez mais distante de Deus, que é a morte eterna, mas este é o assunto para o próximo estudo desta série.

Muitos Não Entendem os Requerimentos Para ir Morar no Céu

O céu é real como eu, vocês, a terra e tudo aquilo que se vê é real. Esta é uma verdade de altíssima importância pois é a base da nossa fé. É para garantir a morada no céu que milhares e milhares de irmãos no passado e no presente estão dispostos a perder a própria vida (Heb 11:13). Também é de altíssima importância a verdade que não basta alguém dizer que quer ir morar no céu para que o seu desejo seja feito. Na realidade, o próprio Jesus nos disse que naquele dia muitos estarão certos que têm uma morada no céu, mas o que os espera é algo bem diferente do que uma mensagem de boas-vindas: “Muitos me dirão naquele dia: Senhor [Gr. κύριος (kírios) s.m. Senhor, proprietário, patrão, mestre, dono], Senhor, não profetizamos [Gr. προφητεύω (profitévo) v. profetizar] nós em teu nome [Gr. όνομα (ónoma) s.n. nome]? E em teu nome não expulsamos demônios [Gr. δαιμόνιον (demônion) s.n. demônios, ministros do mau]? E em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi claramente [Gr. ομολογέω (amologéo) v. declarar, confessar, reconhecer]: Nunca vos conheci [Gr. γινώσκω (guinósko) v. conhecer, saber; fig. ter relação sexual]; apartai-vos [Gr. αποχωρέω (aporroréo) v.  partir, sair, ir embora] de mim, vós que praticais a desobediência à lei [Gr. εργαζόμενοι την ανομίαν (ergazómene tin anomían) Lit. aqueles atuando sem lei]” (Mat 7:22-23. Ver também 1Jo 2:19). Por que eles não entrarão no céu? Simplesmente porque não obedeceram às palavras de Jesus. Pensem bem. Assim como pela desobediência a Deus o homem foi lançado fora da sua morada inicial, será pela obediência ao Filho, enviado por Deus, que o homem entrará na sua morada final: “Quem crê [Gr. πιστεύω (pistévo) v. crer, confiar, estar persuadido] no Filho tem a vida eterna [Gr. ζωήν αιώνιον (zoin eônion) exp.idio. vida eterna]; o que, porém, desobedece [Gr. απειθέω (apithéo) v. desobedecer, recusar cumprir algo] ao Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece [Gr. μένω (mêno) v. morar, permanecer, reter, continuar, persistir] a ira [Gr. οργή (oryí) s.f. sent.prim. ira, raiva, indignação; sent.sec. punição, justiça] de Deus” (João 3:36). A ira de Deus estava sobre todos nós (Rom 3:23; Col 3:6), mas no Calvário ela foi retirada e colocada sobre o nosso substituto (2Cor 5:21), Jesus, desde que cremos e provamos isso através da nossa obediência: “E por que me chamam de Senhor [Gr. κύριος (kírios) s.m. senhor, proprietário, patrão, mestre, dono; tit.div. Jesus], Senhor, e não fazem [Gr. ποιέω (pieó) v. fazer, atuar, obedecer, praticar, executar] o que lhes digo?” (Luc 6:46). [Acesse série de estudos sobre a obediência a Jesus]

Já recebe os nossos estudos teológicos gratuitos? Visite a Página de Inscrição.

Garantindo a Morada no Céu

Sim, o céu é real como tudo aquilo que se vê; e é a minha oração que vocês desejem de todo o coração ir lá morar quando as primeiras coisas passarem. Mas mais do que simplesmente desejar, espero que vocês vivam em completa obediência à vontade de Deus para que assim o seu desejo torne-se uma realidade: “Nem todo o que me diz [Gr. λέγω (légo) v. dizer, falar, ensinar, chamar, reportar]: Senhor [Gr. κύριος (kírios) s.m. senhor, proprietário, patrão, mestre, dono; tit.div. Jesus], Senhor! entrará no reino dos céus [Gr. βασίλειο των ουρανών (vasílio ton uranón) exp.idio. Reino dos Céus], mas aquele que faz [Gr. ποιέω (pieó) v. fazer, atuar, obedecer, praticar, executar] a vontade [Gr. θέλημα (thélima) s.n. desejo, propósito, vontade, mandamento] de meu Pai, que está nos céus” (Mat 7:21). Espero te ver no céu.
 

Nesta Série de Estudos: