12 Verdades que Precisamos Saber Sobre a Oração: Estudo Nº 11: A Intimidade com Deus

Homem orando a beira do mar com Estudo Bíblico - 12 Verdades Que Precisamos Saber Sobre A Oração (Parte 11) - A intimidade Com Deus - Markus DaSilva

Ícone de Baixar Áudio Baixar Áudio | Ícone de Baixar PDF Baixar PDF
Assista este estudo no YouTube Logo para assistir vídeo no YouTube

Estudo bíblico completo sobre o poder da oração. Estudo Nº 11: A Intimidade com Deus.

Por Markus DaSilva, Th.D.

Ter intimidade com Deus é o grande objetivo de todo o guerreiro de oração. Quando duas pessoas são íntimas, significa que existe um ambiente de confiança entre elas; significa que há um entendimento mútuo quanto aos sonhos e metas de cada pessoa. Obviamente, também existe amizade pois ninguém é íntimo de alguém a menos que sejam amigos e queiram tudo de bom, um para o outro. Pessoas íntimas se abrem e expõem suas alegrias e tristezas, sabendo que o amigo, sempre fiel, estará com ele nos sorrisos e será um apoio confiável nas lágrimas (Prov 18:24).

“Como podemos manter um relacionamento com o Senhor de tal forma que a sua voz, suas instruções, seus desejos, sejam claramente compreendidos na nossa mente?”

A Nossa Amizade com Deus Difere de Pessoa para Pessoa

Deus não mantém o mesmo grau de relacionamento com todas as suas criaturas. Podemos facilmente observar esta verdade tanto com os seres celestiais (Dan 10:21; Isa 6:2; Luc 1:19) como aqui mesmo, na terra com os homens. O Senhor é mais próximo de algumas pessoas do que de outras, mesmo entre aqueles que são os seus filhos. Quando se trata de seres humanos, talvez o maior exemplo que temos é o de Moisés: “E falava o Senhor a Moisés face a face, como quem fala com seu amigo” (Exo 33:11). Esta intimidade entre Deus e Moisés ficou ainda mais clara quando os seus irmãos, Arão e Miriã, começaram a insinuar que Deus os tratava da mesma forma. Deus então convocou uma reunião de emergência para eliminar qualquer dúvida quanto a esse ponto: “se entre vós houver profeta, eu, o Senhor, em visão a ele me farei conhecer ou em sonhos falarei com ele. Não é assim com o meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa. Com ele falo face a face, claramente, e não por figuras; pois, ele vê a semelhança do Senhor” (Num 12:6-8).

Milhões de estudos teológicos enviados totalmente sem custo. Se inscreva neste link: Página de Inscrição.

 O que Podemos Fazer para Sermos Íntimos com Deus?

Que todos nós gostaríamos de ter intimidade com Deus, mesmo que não no mesmo nível de Moisés, não há dúvidas. A pergunta lógica é o que podemos fazer para obtermos esta maravilhosa bênção? Como podemos manter um relacionamento com o Senhor de tal forma que a sua voz, suas instruções, seus desejos, sejam claramente compreendidos na nossa mente? A resposta está na mesma passagem bíblica que vemos acima: “o meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa.” A nossa intimidade com Deus é proporcional à fidelidade que demonstramos a ele. Quando procuramos o Senhor de todo o coração, com o intuito de agradá-lo em todo o nosso viver; quando nos afastamos de tudo aquilo que ele não se faz presente, então ele se aproximará de nós como um amigo se aproxima do outro: “Aproximai-vos a Deus, e ele se aproximará a vós” (Tiago 4:8).

A Amizade do Mundo e a Amizade de Deus

Esta semana recebemos alguns e-mails de leitores que perguntavam pela mesma coisa, que é como discernir o desejo do Senhor na sua vida. Eles passam por situações difíceis, que causam aflições, e gostariam de ver uma solução vinda de Deus. Assim como eles, milhares de cristãos poderiam se beneficiar grandemente com um relacionamento mais íntimo com Deus, e a forma de conseguirem isto é se separando do mundo. É impossível sermos amigos de Deus e ao mesmo tempo mantermos qualquer amizade com o mundo, pois o Senhor abomina tudo aquilo que há no mundo. Como o nosso irmão João nos disse, se amamos o mundo o amor de Deus não está em nós: “Não ameis [Gr. αγαπάω (agapáo) v. amar] o mundo [Gr. κόσμος (kósmos) s.m. mundo; fig. habitantes da terra, estilo de vida ímpio], nem as coisas que há no mundo [Gr. τα εν τω κόσμω (ta in to kósmo) Lit. aquilo no mundo]. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai [Gr. πατήρ (patír) s.m. Pai (Deus)] não está nele. Porque tudo o que há no mundo, os desejos [Gr. επιθυμία (epithimía) s.f. desejo, cobiça, concupiscência, luxúria] da carne [Gr. σάρξ (sárks) s.f. carne; fig. natureza humana], os desejos dos olhos [Gr. οφθαλμός (oftalmós) s.m. olho; fig. entendimento] e o orgulho [Gr. αλαζονεία (alazonía) s.f. ostentação, pretensão, orgulho] da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo. Ora, o mundo passa [Gr. παράγω (parágo) v. conduzir por, passar por, ir embora], e os seus desejos; mas aquele que faz a vontade [Gr. θέλημα (thélima) s.n. desejo, propósito, vontade] de Deus, permanece para sempre” (1Jo 2:15-17). [Acesse a série: Não Ameis o Mundo]

Quer que oremos por você? Visite a Página de Oração.

As Instruções de Jesus Sobre a Intimidade com o Pai

Queridos, permitam-me ser claro neste ponto: compete a nós obtermos intimidade com Deus. Instruções sobre como isso é feito não nos falta na Palavra. Repetidamente, Jesus nos instrui que se não o obedecermos, não o amamos (João 14:15); nos instruiu que se não abandonarmos tudo nesta vida por amor a ele, não seríamos dignos de segui-lo (Luc 14:26); nos instruiu que se encontrarmos a nossa vida na terra a perderemos na eternidade: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz [Gr. σταυρός (stavrós) s.m. cruz], e siga-me; pois, quem quiser salvar [Gr. σώζω (sózo) v. salvar, curar, preservar] a sua vida [Gr. ψυχή (psirrí) s.f. alma, vida, mente, individualidade] perdê-la-á [Gr. απόλλυμι (apólimi) v. se perder, arruinar, desperdiçar, destruir, perecer, morrer]; mas quem perder a sua vida por minha causa, achá-la-á [Gr. ευρίσκω (evrisko) v. achar, descobrir, obter]” (Mat 16:24-25. Ver também Luc 9:24). O que mais poderia ele nos dizer? Qual é a parte complicada? Não existe complicação, a não ser na mente do servo rebelde, aquele cujo coração foi endurecido (João 12:39-40). “Assim diz o Senhor dos Exércitos [Heb. יהוה צבא (Yavet saváv) Senhor dos exércitos]: voltai [Heb. שוב (shuv) v. voltar, retornar] para mim, diz o Senhor dos Exércitos, e eu voltarei para vós” (Zac 1:3). Espero te ver no céu.
 

Nesta série de estudos bíblicos: