As 12 Táticas de Satanás Contra o Cristão: Estudo Nº 3: Satanás e a Substituição da Obediência Pelas Emoções

Igreja moderna cheia de adoradores com Estudo Bíblico - (Parte 3) Estudo Bíblico - As 12 Táticas de Satanás Contra o Cristão - Satanás e a Substituição da Obediência Pelas Emoções - Markus DaSilva

Ícone de Baixar Áudio Baixar Áudio | Ícone de Baixar PDF Baixar PDF
Assista este estudo no YouTube Logo para assistir vídeo no YouTube

Estudo Bíblico Sobre as Estratégias de Satanás Contra o Cristão. Parte 3: Satanás e a Substituição da Obediência Pelas Emoções

Por Markus DaSilva, Th.D.

Somos seres emocionais, todos nós. Alguns expressam as suas emoções mais facilmente que outros, mas todo o ser humano se entristece, se alegra, se arrepia, ri e chora. Isso é um fato. Também é fato que as nossas emoções são altamente susceptíveis às influências. Frequentemente rimos simplesmente porque vemos alguém rindo e choramos ao vermos alguém chorando. Basta observarmos as lágrimas no rosto de alguém pregando, dando um testemunho, orando ou cantando, que sem perceber começamos também a chorar. Sim, somos seres profundamente emocionais e influenciáveis e é por isso que o inimigo explora sem misericórdia essa nossa característica.

“Quando levantardes as vossas mãos, esconderei de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei” Isaías 1:15.

Satanás Explora as Nossas Emoções

Nossas emoções não seriam facilmente exploradas se fossem somente baseadas na verdade, mas não são. A indústria de entretenimento existe em grande parte porque não precisa se preocupar com a verdade para atrair os seus usuários; se preocupam sim, com a aparência da verdade; roteiros, cenários e atores convincentes lhes são suficientes. Um outro motivo que o setor de entretenimento é tão próspero é porque existe o lado viciante das emoções. As pessoas procuram cada vez mais — e estão dispostas a pagar — por situações que provocam a alegria, a tristeza, o medo, o terror… e outras emoções, tanto positivas quanto negativas. Nada disso, obviamente, possui a aprovação de Deus. Jesus foi bem claro quanto à quem é o pai da pessoa que se deleita na mentira, na falsidade e no engano: “Vós tendes por pai o Diabo [Gr. διάβολος (diávolos) adj. Diabo; s.m. acusador, inimigo], e quereis satisfazer os desejos [Gr. επιθυμία (epithumía) s.f. desejo, cobiça, concupiscência, luxúria] de vosso pai [Gr. πατήρ (patír) s.m. pai]; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade [Gr. αλήθεια (álithia) s.f. verdade, dependência, integridade], porque nele não há verdade; quando ele profere mentira [Gr. ψεύδος (psévdos) s.n. mentira, falsidade, engano], fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira” (João 8:44).

Milhões de estudos teológicos enviados totalmente sem custo. Se inscreva neste link: Página de Inscrição.

Deus, que é a verdade absoluta, não está procurando por adoradores que saibam expressar suas emoções, mas sim por aqueles que o adorem em espírito e em verdade (João 4:23). Em espírito por que não é na carne e em verdade porque é baseado em fatos e não em mentiras.

Deus Não se Comunica Conosco Através das Emoções

Uma tática eficaz de Satanás é fazer com que o cristão interprete as várias emoções positivas que ele sente em grupo ou a sós como uma confirmação da presença e aprovação de Deus, não vendo assim a necessidade de caminhar em completa obediência às suas palavras (Luc 11:28). Os pregadores e cantores de mais sucesso entre o povo de Deus são aqueles que conseguem estimular as emoções com mais frequências e maiores durações. A audiência se sente abençoada não porque ouviram a verdade e irão pô-la em prática, não porque foi determinado que a partir dali abandonarão os seus maus caminhos, se afastarão de tudo o que desagrada a Deus e se tornarão um povo santo, não, nada disso, o povo se sente abençoado tão somente porque a experiência foi emocionante.

Quer que oremos por você? Visite a Página de Oração.

Abandonamos ao Senhor Quando Ignoramos as Suas Instruções

Nos dias de Isaías, o Senhor lidou com um povo semelhante. Um povo rebelde que amava o pecado; que vivia em desobediência às suas palavras, provocando continuamente a sua ira, mas que seguiam o adorando como se tudo estivesse bem entre eles e Deus: “Ah, nação pecadora, povo carregado de iniquidade, descendência de malfeitores, filhos que praticam a corrupção! Deixaram o Senhor, desprezaram o Santo de Israel e o abandonaram” (Isa 1:4). Abandonamos o Senhor ao ignorarmos as suas santas palavras; ao sabermos o que foi que Ele nos pediu, mas seguimos vivendo como se não soubéssemos; seguimos adorando ao Senhor, expressando com entusiasmo o nosso amor, dia após dia levantamos a Deus as nossas mãos em louvor e orações. “Quando levantardes as vossas mãos [Heb. כף (kaf) s.f. palma da mão, mão], esconderei de vós os meus olhos [Heb. עין (ain) s.f. s.m. olho]; e ainda que multipliqueis as vossas orações [Heb. תפלה (tefilá) s.f. oração], não as ouvirei” (Isa 1:15).

Devemos Ser Obedientes Independentemente das Emoções

Atentem para estas duras palavras do Senhor: “Quando levantardes as vossas mãos, esconderei de vós os meus olhos”. Deus não é tocado por demonstrações de emoções humanas, mas sim pelos seus atos de obediência. O Senhor deseja que sejamos obedientes às suas palavras, independentemente de qualquer emoção. A vida eterna será dada a todo aquele que crer e obedecer. Se o cristão não caminha em fé e obediência, ainda que ele se emocione facilmente, a ira do Senhor permanece sobre ele: “Quem crê [Gr. πιστεύω (pistévo) v. crer, confiar, estar persuadido] no Filho tem a vida eterna [Gr. ζωήν αιώνιον (zoin eônion) exp.idio. vida eterna]; o que, porém, desobedece [Gr. απειθέω (apithéo) v. desobedecer, recusar cumprir algo] ao Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece [Gr. μένω (mêno) v. morar, permanecer, reter, continuar, persistir] a ira [Gr. οργή (oryí) s.f. sent.prim. ira, raiva, indignação; sent.sec. punição, justiça] de Deus” (João 3:36). O cristão pode nunca derramar sequer uma lágrima na igreja, ele pode nunca levantar a sua mão durante um louvor, pode nunca fechar os olhos e franzir a testa enquanto canta, mas se leva uma vida de obediência à palavra do Senhor ele atingiu o coração do Pai: “abençoados [Gr. μακάριος (makários) adj. bem-aventurado, abençoado, bênçãos, feliz] são os que ouvem [Gr. ακούω (akúo) v. ouvir, prestar atenção, entender, considerar] a palavra de Deus e a guardam [Gr. φυλάσσω (filásso) v. guardar, estar atento, observar]” (Luc 11:28).

Gostaria de jejuar conosco?
Visite a Página de Jejum.
Próximo jejum: sexta-feira, 5 de abril de 2024

Não Podemos Confiar nas Nossas Emoções

Queridos, o inimigo é astuto. Satanás sabe muito bem que frequentemente tiramos conclusões e tomamos decisões baseado nas nossas emoções, como se elas fossem confiáveis. Muitos pecados são cometidos porque somos levados pelas emoções, como o adultério, o julgamento e o ódio, mas o mais sério é a rebeldia à palavra de Deus: “Tem, porventura, o Senhor [Heb. יהוה‎ (Yerrovah) np.div. Jeová] tanto prazer [Heb. חפץ (réfets) s.m. prazer, deleite]  em ofertas queimadas e sacrifícios [Heb. זבח (zévarr) s.m. sacrifício cerimonial], como em que se obedeça [Heb. שמע (shamar) v. guardar, observar, vigiar, preservar, obedecer] à voz do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e dar ouvidos [Heb. קשב (kashav) v. dar ouvidos, dar atenção; fig. se submeter], melhor do que a gordura de carneiros” (1Sam 15:22-23). Nestes últimos dias, as igrejas estão se tornando uma fonte inesgotável de emoções agradáveis ao nosso eu. Todo o ambiente está sendo cuidadosamente elaborado para nos causar emoções positivas e assim nos convencer que estamos agradando ao Senhor: lindas músicas de fundo, letras inspiradoras, belos cantores e instrumentistas; luzes, fumaças e danças que cativam; testemunhos e mensagens envolventes. Tudo isto nos sugere inequivocamente: “Deus está aqui!” Não se deixem enganar por nada disso. Deus não se vê impelido a associar-se com nada que a criatividade humana possa fabricar, por mais lindo e emocionante que nos pareça. Deus se encontra sim, em todo o coração do filho obediente. “Nem todo o que me diz [Gr. λέγω (légo) v. dizer, falar, ensinar, chamar, reportar]: Senhor [Gr. κύριος (kírios) s.m. senhor, proprietário, patrão, mestre, dono; tit.div. Jesus], Senhor! entrará no reino dos céus [Gr. βασίλειο των ουρανών (vasílio ton uranón) exp.idio. Reino dos Céus], mas aquele que faz [Gr. ποιέω (pieó) v. fazer, atuar, obedecer, praticar, executar] a vontade [Gr. θέλημα (thélima) s.n. desejo, propósito, vontade, mandamento] de meu Pai, que está nos céus” (Mat 7:21).

Já recebe os nossos estudos teológicos gratuitos? Visite a Página de Inscrição.

Quando as Nossas Emoções Agradam a Deus

Irmãos, este texto estava encerrado no parágrafo acima, mas senti que deveria esclarecer um ponto importante. Somos seres emocionais e sempre seremos assim porque Deus assim nos fez. Emoção é algo bom, pois tudo o que Deus criou é bom. O próprio Deus se expressou várias vezes na bíblia utilizando de termos como: amar, odiar, se arrepender… e outras expressões antropomórficas (Exo 32:14; 2Sam 24:16; Ju 2:18). Além do mais, não devemos esquecer de Jesus, que por duas vezes as sagradas escrituras mencionam que ele chorou (Luc 19:41-42; João 11:33-35). O que quero dizer é que não são as emoções ou suas expressões que ofendem a Deus, mas sim quando o fazemos com o intuito de enganá-lo (como se isso fosse possível). Mas, quando as emoções provêm do filho obediente, elas sobem até os céus como um cheiro suave ao Senhor: “Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando mãos santas” (1Tim 2:8). Espero te ver no céu.
 

Nesta Série de Estudos Bíblicos: