As 12 Táticas (Estratégias) de Satanás Contra o Cristão: Estudo Nº 4: Satanás e a Substituição da Obediência Pelas Boas Obras

Foto de um bar a noite com Estudo Bíblico (Parte 4) As 12 Táticas de Satanás Contra o Cristão - Satanás e a Substituição da Obediência Pelas Boas Obras - Markus DaSilva

Ícone de Baixar Áudio Baixar Áudio | Ícone de Baixar PDF Baixar PDF
Assista este estudo no YouTube Logo para assistir vídeo no YouTube

Estudo Bíblico Sobre as Estratégias de Satanás Contra o Cristão. Parte 4: Satanás e a Substituição da Obediência Pelas Boas Obras

Por Markus DaSilva, Th.D.

Deus se deleita nas boas obras dos seus santos. Um dos motivos, é que as oportunidades que surgem para fazermos aquilo o que é bom no nosso dia a dia não aparecem no nosso caminho por acaso, mas são colocadas ali pelo próprio Deus para que assim possamos mostrar a Ele que estamos aprendendo; sim, estamos nos tornando bons iguais ao nosso Pai, que é a bondade suprema. Foi isso o que o nosso irmão Paulo quis dizer quando escreveu: “Porque somos criaturas dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus preparou antecipadamente para que andássemos nelas” (Efe 2:10). Essa é uma verdade que posso comprovar na minha vida e da minha esposa incontáveis vezes. Em uma destas vezes, conforme já testemunhei em um outro estudo, Deus nos deu a oportunidade de servir por cerca de sete anos, dia e noite, por tempo integral, a uma irmã viúva e idosa da igreja. Aprendemos e crescemos com essa longa experiência.

“Este sentido de propósito é usado pelo inimigo para que deixemos de lado a nossa completa devoção a Deus e nos concentremos nos nossos atos de bondades.”

Vivemos em um Mundo Carente da Nossa Ajuda

Vivemos em um mundo que está repleto de pessoas carentes de ajuda em todas as áreas da vida. Vemos carência tanto fora quanto dentro da igreja, entre os nossos irmãos e irmãs em Cristo. O que não falta no nosso caminho rumo aos céus são pessoas que precisam de nossa ajuda, sem mencionar as boas obras ligadas à manutenção das nossas igrejas, que como qualquer outra organização neste mundo, precisam ser mantidas se não queremos que caiam em ruínas (João 2:17).

Milhões de estudos teológicos enviados totalmente sem custo. Se inscreva neste link: Página de Inscrição.

A Caridade é um Dom Universal

Algo muito interessante é que a caridade — que é este desejo de fazer o bem aos outros — entra na categoria dos dons universais que Deus nos deu. São universais porque foram dados a todos os seres humanos com o objetivo da preservação da nossa raça. Outros dons universais são o amor, a honestidade e a justiça. Isso significa que todas as pessoas, em diferentes graus, demonstram essas qualidades independentemente de qualquer religião. É por isso, por exemplo, que às vezes vemos um descrente mais caridoso, mais amoroso, mais honesto e mais justo do que nós que tememos a Deus.

Como sempre, Satanás utiliza as coisas boas que Deus criou e as transformam em obstáculos para o relacionamento do cristão com o Senhor. Aliás, o inimigo faz isso com tudo na vida. Como ele não tem a capacidade de criar nada, ele sempre distorce a boa criação de Deus para distanciar as pessoas do próprio Criador. Vemos essa realidade com o sexo, o alimento, as artes… e tudo mais.

Quer que oremos por você? Visite a Página de Oração.

Como Satanás Utiliza das Boas Obras Como uma Armadilha

Uma tática frequentemente usada pelo inimigo é fazer com que o cristão seja muito atuante na prática de boas obras, mas negligencie a obediência no seu relacionamento pessoal com Deus. Esta estratégia de Satanás é muito eficaz por vários motivos, mas deixe-me mencionar os dois principais. Primeiramente, é eficaz porque se trata de um dom que realmente todo o cristão deve pôr em prática, “para que o homem de Deus seja capaz e completamente instruído para toda boa obra” (2Tim 3:17). E como o próprio Jesus nos disse, amar ao próximo como a nós mesmos está no mesmo nível que amar a Deus sobre todas as coisas (Mat 22:39-40). Ou seja, ajudar o nosso irmão é um dos temas principais de todas as escrituras sagradas e é inconcebível um cristão que não se interesse em fazer o bem aos outros.

As Boas Obras, o Reconhecimento e o Orgulho

O segundo motivo que esta estratégia de Satanás é tão eficaz, é porque este é um dom visível e geralmente recebe a aprovação, o elogio e o incentivo de todos (1Tim 5:25). Isto nos deixa orgulhosos, mas mais do que isso, o estímulo dos outros cria em nós a ideia de que o plano de Deus para a nossa vida está sendo cumprido com as nossas boas obras. Este sentido de propósito é usado pelo inimigo para que deixemos de lado a nossa completa devoção a Deus e nos concentremos nos nossos atos de bondades. Isso foi o que Jesus nos disse quando censuraram a mulher que ungiu os seus pés com um perfume caro. Imaginaram que Deus teria mais prazer se o dinheiro fosse usado para ajudar os pobres: “Por que perturbais esta mulher? Ela praticou uma boa ação para comigo. Porquanto os pobres sempre os tendes convosco; a mim, porém, nem sempre me tendes” (Mat 26:10-11; Deut 15:11).

Gostaria de jejuar conosco?
Visite a Página de Jejum.
Próximo jejum: sexta-feira, 5 de abril de 2024

A Nossa Bondade Não Substitui a Nossa Obediência

Irmãos, por mais nobres que sejam os nossos atos, jamais poderemos usá-los para substituírem a completa obediência a Deus, tal qual o Senhor nos disse através do profeta Isaías: “Eu exporei essa retidão tua; e quanto às tuas obras, elas não te beneficiarão” (Isa 57:12). As boas obras por si mesmas não levarão ninguém aos céus, pois se fosse esse o caso encontraríamos lá uma imensidão de pessoas que rejeitaram a Jesus como seu salvador, mas que fizeram o bem ao seu próximo. De fato, há muitos indivíduos que rejeitam a própria existência de Deus e, no entanto, estão profundamente engajados na prática de boas obras. O que remove de nós a condenação de Deus e o que nos garante a vida eterna é tão somente a nossa fé em Cristo e a obediência às suas palavras: “Quem crê [Gr. πιστεύω (pistévo) v. crer, confiar, estar persuadido] no Filho tem a vida eterna [Gr. ζωήν αιώνιον (zoin eônion) exp.idio. vida eterna]; o que, porém, desobedece [Gr. απειθέω (apithéo) v. desobedecer, recusar cumprir algo] ao Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece [Gr. μένω (mêno) v. morar, permanecer, reter, continuar, persistir] a ira [Gr. οργή (oryí) s.f. sent.prim. ira, raiva, indignação; sent.sec. punição, justiça] de Deus” (João 3:36).

As Rosas, os Chocolates e o Adultério: Uma Parábola

Um certo homem casado tinha como hábito passar as noites de sábado em um prostíbulo da cidade, deixando em casa a sua esposa que o amava muito e que por isso não conseguia dormir, preocupada com a sua segurança, pois sabia que ele se encontrava em um ambiente que um dia poderia lhe custar a vida. O marido, muito carinhoso, sempre declarava a ela o seu amor incondicional, e como prova, nos domingos de manhã sempre chegava em casa com um arranjo de rosas, os melhores, mais lindos e mais perfumados que se podia conseguir, além de uma caixa de bombons, também de qualidade, pois ele sabia que ela se agradava muito de flores e chocolates e sempre, ao ver os presentinhos que trazia, lhe abraçava e beijava com ternura e confessava que jamais viu um marido tão atencioso.

Já recebe os nossos estudos teológicos gratuitos? Visite a Página de Inscrição.

O Adúltero Espiritual

Queridos, Deus se agrada muito das boas obras dos seus santos, mas ainda que praticássemos todas as boas obras do mundo, o Senhor não as aceitaria como uma substituição para a nossa fidelidade. Enquanto o cristão estiver apaixonado pelo mundo e pelas coisas que há no mundo, ele está andando em desobediência à palavra de Deus e vivendo em um adultério espiritual. Ele imagina que o Senhor, vendo as suas boas obras, está disposto a aceitar a situação, como a esposa da estória acima, mas está completamente enganado. Isso foi o que Tiago quis dizer quando escreveu: “adúlteros [Gr. μοιχαλίς (moirralis) s.f. adúltera, infiel, traidora], não sabeis que a amizade [Gr. φιλία (filia) s.f. amizade, amor, afeto] do mundo [Gr. κόσμος (kósmos) s.m. mundo; fig. habitantes da terra, estilo de vida ímpio] é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo [Gr. εχθρός (erthrós) adj. inimigo, adversário] de Deus [Gr. θεός (Theós) s.m. Deus]” (Tiago 4:4). O nosso tempo neste lugar está prestes a terminar. Não caiam nas armadilhas do inimigo, que procura de qualquer forma manter o amor do cristão por este mundo presente para que naquele grande dia ele fique para trás. Demonstrem a sua fidelidade ao Senhor se dedicando somente a Ele. Aí sim, todas as suas boas obras serão consideradas justas por Deus: “E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as obras justas dos santos” (Apo 19:8). Espero te ver no céu.
 

Nesta Série de Estudos Bíblicos: