Os Mandamentos de Jesus (Obedecendo a Jesus): Estudo Nº 11: A Igreja Moderna e a Obediência

Foto de uma porta de igreja. Serie: Obedecendo a Jesus. Estudo Nº 11: A Igreja Moderna e a Obediência por Markus DaSilva

Ícone de Baixar Áudio Baixar Áudio | Ícone de Baixar PDF Baixar PDF
Assista este estudo no YouTube Logotipo para assistir vídeo no YouTube

Estudo Bíblico Sobre os Mandamentos de Jesus: Parte 11

Por Markus DaSilva, Th.D.

SSe chamamos a igreja primitiva de “a igreja do primeiro amor”, a igreja moderna é então “a igreja sem amor”. Lembrando que estamos aqui falando do amor a Jesus. No primeiro verso que mencionaremos neste estudo, prestem atenção em 3 palavras chaves: amor, arrependimento e obras. VERSO: “Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu [primeiro amor]. Lembra-te, pois, donde caíste, e [arrepende-te], e pratica as primeiras [obras]; e se não, brevemente virei a ti, e removerei o teu candelabro de lugar, se não te arrependeres” (Apo 2:4-5). Nestas palavras proféticas de Jesus, nos transmitida pelo apóstolo João quando ele se encontrava preso na ilha prisão Patmos, na antiga Grécia (atualmente Turquia), vemos claramente a situação da igreja dos nossos dias. Notemos neste verso que Jesus dá o diagnóstico e o tratamento. A enfermidade fatal é a falta de amor ao Filho de Deus e a cura é o arrependimento, demonstrado na prática das obras que caracteriza o verdadeiro amor a Jesus. O uso das duas frases em sequência: “primeiro amor” [Gr. αγάπην σου την πρώτην (agapen su-ten proten) Lit. amor seu primeiro] e “primeiras obras” [Gr. τα πρώτα έργα (ta prota erga) Lit. as primeiras obras], conectadas pela palavra “arrependimento” [Gr. μετανοέω (metanoéo)], demonstra claramente a conexão entre o amor e a obediência que Jesus sempre nos ensinou. Como assim obediência? Quando a Bíblia fala de obras [Gr. Ergon], ela não está falando de simplesmente fazer coisas boas, mas sim fazer aquilo que o Senhor nos ordenou que fosse feito: “Se [Gr. εάν (ián) conj. se, caso, já que] alguém me ama [Gr. αγαπάω (agapáo) v. amar], obedecerá [Gr. τηρέω (tiréo) v. guardar, vigiar, manter, preservar] à minha palavra [Gr. λόγος (lógos) s.m. palavra, mensagem, verbo]; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada [Gr. μονή (moní) s.f. ficar juntos, estabelecer residência]. Quem não me ama, não obedece às minhas palavras; ora, a palavra que estais ouvindo [Gr. ακούω (akúo) v. ouvir, prestar atenção, entender, considerar] não é minha, mas do Pai [Gr. πατήρ (patír) s.m. Pai] que me enviou [Gr. πέμπω (pémpo) v. enviar, despachar]” (João 14:23-24). O fato de Jesus, falando com o apóstolo João no Apocalipse, ter usado a palavra “obras” [Gr. έργον (érgon) s.n. ação, ato, ocupação, obra], no entanto, coloca muito mais definição quanto a como o Senhor deseja que guardemos os seus mandamentos. Ou seja, se esperamos estar com Jesus no céu, então deveremos provar o nosso amor por Ele com as nossas obras (Tiago 2:26), fazendo tudo aquilo que Ele nos disse para fazer no nosso dia a dia.

“O cristão típico vive semana após semana sem experimentar a intimidade que deveria ter com o Pai.”

Satanás e o Projeto de Longo Prazo Contra a Igreja de Cristo

A igreja moderna é vítima de um trabalho de base efetuado com tremendo sucesso pelo inimigo das almas: Satanás. Quando ocorreu o planejamento e iniciou a implementação deste esquema diabólico é difícil dizer, possivelmente muitos séculos atrás. Só agora, porém, temos visto de uma forma concreta os primeiros resultados do seu projeto de longo prazo. Com poucas exceções, a ideia que as nossas igrejas têm passado aos irmãos e irmãs nestes últimos dias é a de que o relacionamento que Jesus espera de nós é puramente emocional. Este foi o alvo do inimigo: transformar tudo aquilo que Jesus nos ensinou, do tangível para o emocional, do concreto para o conceitual. Por quê? Porque conceitos são apenas ideias e cada um pode interpretar da forma que quiser. No final, é o homem e não Deus quem determina o certo e o errado. Tudo isto é feito, porém, sob o pretexto de adoração, com muitos gritos de glórias, aleluias, mão levantadas, olhos fechados, lágrimas e testas franzidas: “E por que me chamam de Senhor [Gr. κύριος (kírios) s.m. senhor, proprietário, patrão, mestre, dono; tit.div. Jesus], Senhor, e não fazem [Gr. ποιέω (pieó) v. fazer, atuar, obedecer, praticar, executar] o que lhes digo?” (Luc 6:46).

Milhões de estudos teológicos enviados totalmente sem custo. Se inscreva neste link: Página de Inscrição.

A Competição Mundana das Nossas Igrejas

As nossas casas de orações estão cada vez mais se tornando meros locais para shows e encontros sociais. As igrejas competem entre si, não em qual delas demonstra mais humildade, mais sede pela Palavra, mais dedicação à obra de Deus, mas sim em qual possui o melhor ministério de louvor, os melhores eventos, as “pregações” mais engraçadas e as melhores acomodações. Os mandamentos de Jesus, resumidos na demonstração de amor a Deus e ao próximo (Mat 22:37), foram praticamente abandonados, tudo sob o pretexto de adoração: “E por que me chamais: Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu vos digo?” (Luc 6:46).

Nada Que o Cristão Faça Para Deus Será Aceito Sem a Obediência às Palavras de Jesus

Amamos a Deus de fato quando vivemos somente para Ele e amamos ao próximo de fato quando o temos em mais estima do que a nós mesmo. Se o nosso foco nesta vida é agradar ao eu; se estamos a procura de como fazer a nossa vontade e não a de Deus (Mat 12:50), se não estamos disposto a sofrer pelo bem-estar dos nossos irmãos (João 15:12), se recusamos fazer o bem a quem nos faz o mal (Mat 5:44), se recusamos perdoar a quem nos ofende (Mat 6:14-15), tudo isso tal qual ensinado repetidamente por Jesus, então os nossos atos de adoração, por mais lindos que pareçam, são inaceitáveis para Deus, da mesma forma que também não foi aceitável quando os israelitas ofereceram a Deus sangues de ovelhas e bois em vez de obediência: “De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios [Heb. זבח (zévarr) s.n. sacrifício, oferta]? Diz o Senhor [Heb. יהוה‎ (Yerrovah) np.div. Jeová]. Estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; e não me agrado do sangue de novilhos, nem de cordeiros, nem de bodes” (Isa 1:11).

Quer que oremos por você? Visite a Página de Oração.

Satanás Tem Conseguido Criar um Cristianismo Sem Cristo

Como sempre, para levar o povo de Deus ao nível trágico em que se encontra, o Diabo utilizou da combinação de verdades e mentiras. Ele sempre soube que se apresentasse a mentira nua e crua, ela dificilmente seria aceita por um grande número de almas. Se, porém, a mentira fosse sugerida com uma cobertura de verdade, ainda que bem fina, ela seria facilmente recebida pelo homem, que por natureza sempre preferiu mais o ilusório do que o real, desde que o ilusório lhe seja mais agradável. Satanás, então, não procura persuadir a que os cristãos deixem de ser cristãos. Astuto como sempre, a antiga serpente simplesmente tem conseguido fabricar um cristianismo sem Cristo. E realmente, a mentira do inimigo tem sido tão bem recebida nestes últimos dias que nos chocamos quando ouvimos uma mensagem de um pregador que contenha ainda que indícios do verdadeiro evangelho pregado por Jesus.

O Que Significa Crer Para a Salvação

Para que ninguém nos acuse de sermos demasiadamente vagos, o evangelho pregado por Jesus consiste em obedecer a tudo aquilo que saiu dos seus lábios. Este é o significado do crer para a salvação. “Quem crê [Gr. πιστεύω (pistévo) v. crer, confiar, estar persuadido] no Filho tem a vida eterna [Gr. ζωήν αιώνιον (zoin eônion) exp.idio. vida eterna]; o que, porém, desobedece [Gr. απειθέω (apithéo) v. desobedecer, recusar cumprir algo] ao Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece [Gr. μένω (mêno) v. morar, permanecer, reter, continuar, persistir] a ira [Gr. οργή (oryí) s.f. sent.prim. ira, raiva, indignação; sent.sec. punição, justiça] de Deus” (João 3:36). Qualquer outra definição de crer, ainda que tenha como autor o mais sábio dos homens, ainda que venha de um anjo, ainda que seja aceita por milhares e milhares, e que exista por século e séculos, se não incluir a obediência sem reservas a Jesus se trata de um crer que não leva à salvação. O Maligno, em companhia dos seus anjos caídos, crê em Deus e em Jesus em vários sentidos, mas não para a salvação (Tiago 2:19).

A Igreja Moderna e a Falsa Paz e Segurança Que Oferecem

Mencionamos acima o “trabalho de base” do inimigo. Este tem sido um projeto cuidadosamente elaborado para que as milhares de almas enganadas, obviamente, não percebam que estão sendo levadas por um falso evangelho. De todas as estratégias usadas por Satanás, a mais fácil de se observar é o senso de falsa paz e segurança que a igreja moderna consegue passar para os fiéis: “Também se ocupam em curar superficialmente [Heb. קלל (kilell) v. ser rápido, precário, superficial] a ferida [Heb. שבר (shever) s.m. ferida, fatura] do meu povo [Heb. עם (amm) s.m. povo, nação, compatriotas, parentes], dizendo: Paz [Heb. שלום (shalom) s.m. paz, bem estar, amizade; exp.idio. tudo bem], paz; quando não há paz” (Jer 6:14). O cristão típico vive semana após semana sem experimentar a intimidade que deveria ter com o Pai. Ele não se sente completo no seu relacionamento com o Senhor, e não tem realmente certeza da sua salvação, mas ao mesmo tempo imagina que é assim mesmo que deveria estar e que esta é a vida em abundância que Jesus prometeu a todo aquele que o seguisse (João 10:10). A mediocridade espiritual, e não a material, é um dos maiores sinais de uma igreja destituída do Espírito Santo.

Gostaria de jejuar conosco?
Visite a Página de Jejum.
Próximo jejum: sexta-feira, 5 de abril de 2024

O Completo Pouco-Caso Com a Porta Estreita Ensinada Por Jesus

O cristianismo desses últimos dias abandonou o caminho apertado e a porta estreita que dá acesso ao Reino de Deus. Na realidade, o quadro é ainda pior, uma vez que os sermões, os devocionais e as lições bíblicas atuais raramente mencionam a existência das mansões celestiais as quais Jesus nos preparou e nos espera para nelas morarmos (João 14:1-3), quanto mais que há um caminho e uma porta específica que nos leva a elas: “Entrai pela porta estreita [Gr. στενός (stenós) adj. estreito, apertado]; porque larga [Gr. πλατύς (platís) adj. amplo, largo] é a porta, e espaçoso [Gr. ευρύχωρος (evrírroros) adj. largo, espaçoso] o caminho que conduz à perdição [Gr. απώλεια (apólia) s.f. perdição, destruição, perda, ruína, morte, ruína eterna], muitos [Gr. πολύς (polís) adj. muito, numeroso, grande] são os que entram por ela; e como é estreita a porta, e apertado [Gr. θλίβω (flíbo) adj. estreito, comprimido] o caminho que conduz à vida [Gr.  ζωή (zoí) s.f. a vida por completo, alma e corpo], poucos [Gr. ολίγος (olígos) adj. pouco, pequeno, curto] são os que a encontram” (Mat 7:13-14).

As Mensagens Vazias de Conteúdo e Cheias de Falsas Promessas

Se formos bem honestos, temos que admitir que a igreja moderna desconhece a existência de qualquer porta, larga ou estreita. O trabalho de base que o príncipe deste mundo elaborou e executou com sucesso entre os cristãos foi o de construir uma rota alternativa, que leva a uma porta também alternativa, até a Deus. Através da constante manipulação das emoções humanas; através de mensagens e mais mensagens vazias de conteúdo e cheias de promessas sem qualquer base na Palavra, Satanás tem conseguido fazer com que milhares e milhares de almas deduzam erroneamente que é possível chegar até a Deus ignorando, pisando e menosprezando as preciosas palavras que saíram da boca do Seu Filho amado. Tragicamente, imaginam que existe um outro caminho: “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho [Gr. οδός (odós) s.f. caminho; fig. conduta, estilo de vida], e a verdade [Gr. αλήθεια (álithia) s.f. verdade, dependência, integridade], e a vida [Gr.  ζωή (zoí) s.f. a vida por completo, alma e corpo]; ninguém vem ao Pai [Gr. πατήρ (patír) s.m. Pai (Deus)], senão por mim” (João 14:6).

Só Existe um Caminho Até o Pai

Este “ninguém vem ao Pai, senão por mim” significa que ninguém chegará ao Pai senão através da obediência às suas palavras. Jesus não veio a este mundo de pecado, não passou tudo o que passou, não morreu como morreu, e não ressuscitou dentre os mortos, para que o homem siga vivendo neste mundo em completo desprezo pelos seus mandamentos e ao mesmo tempo ganhe a salvação simplesmente porque o chama de Senhor: “E por que me chamais: Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu vos digo?” (Luc 6:46).

Já recebe os nossos estudos teológicos gratuitos? Visite a Página de Inscrição.

Qual é o Crer Que Leva à Salvação

As palavras de Jesus é o caminho que leva até o Pai, pois quem obedece a tudo aquilo que saiu dos seus lábios prova que o ama e só assim obtém acesso ao Pai: “Aquele que tem os meus mandamentos [Gr. εντολή (endolí) s.f. ordem, comando, regra, mandamento] e os guarda [Gr. τηρέω (tiréo) v. guardar, vigiar, manter, preservar], esse é o que me ama [Gr. αγαπάω (agapáo) v. amar]; e aquele que me ama será amado de meu Pai [Gr. πατήρ (patír) s.m. Pai], e eu o amarei, e me manifestarei [Gr. εμφανίζω (enfanízo) v. revelar, aparecer, mostrar] a ele” (João 14:21). Este é o crer para a salvação que Jesus explicou ao fariseu Nicodemos: “Porque Deus amou [Gr. αγαπάω (agapáo) v. amar] o mundo [Gr. κόσμος (kósmos) s.m. mundo; fig. habitantes da terra] de tal maneira que deu o seu Filho unigênito [Gr. υιον μονογενή (yion monoguení) Filho único], para que todo aquele que nele crê [Gr. πιστεύω (pistévo) v. crer, confiar, estar persuadido] não se perca [Gr. απόλλυμι (apólimi) v. se perder, arruinar, desperdiçar, destruir, perecer, morrer], mas tenha a vida eterna [Gr. ζωήν αιώνιον (zoin eônion) vida eterna]” (João 3:16). A igreja moderna prega continuamente sobre este verso da Bíblia. As pessoas cantam louvores sobre este verso e escrevem-no nas suas camisetas. A igreja moderna demonstra muito interesse pelo crer de João 3:16, mas nunca ensina ao pecador o significado da palavra. Alguns imaginam que crer é simplesmente reconhecer que Jesus de fato existiu, enquanto outros vão um passo mais além e aceitam que Ele é de fato quem dizia que era, o Filho de Deus. Mas, nunca é ensinado que o crer que salva é o crer seguido da obediência (João 3:36). Nunca é explicado ao pecador que a menos que haja um genuíno arrependimento e uma mudança de vida, baseado nos ensinos de Jesus, o crer Nele não possui nenhum valor para a salvação, pois ficou apenas no intelecto e não resultou em obras da fé, conforme nos ensinou o nosso irmão Tiago: “E sede cumpridores [Gr. ποιητής (pyitís) s.m. executor, cumpridor da lei] da palavra [λόγος (lógos) s.m. palavra, verbo; tit.div. Jesus] e não somente ouvintes, enganando-vos [Gr. παραλογίζομαι (paralogízome) v. enganar, iludir] a vós mesmos” (Tiago 1:22). Espero te ver no céu.
 

Nesta Série de Estudos Teológicos: